Foi durante um mês, que mais de quatrocentas crianças das Escolas Básicas 1 do concelho da Mealhada puderam, de forma ativa, ter contacto com a modalidade de futebol. Designado de “AFA (Associação de Futebol de Aveiro) na Escola”, o projeto foi elaborado pela Câmara Municipal da Mealhada, a Associação de Futebol de Aveiro e a Federação Portuguesa de Futebol. Culminou, na manhã do passado dia 8 de dezembro, com uma “festa de encerramento”, no Campo Municipal Carlos Duarte, na Pampilhosa, que juntou cerca de duzentas crianças, técnicos e encarregados de educação.
Quatrocentos e dezassete alunos, de vinte e quatro turmas, foram o alvo primordial deste projeto, lançado na disciplina de Actividade Física e Motora das Atividades Extra Curriculares. As infraestruturas utilizadas foram os Centros Escolares do Luso, Mealhada e Pampilhosa, a Escola da Antes e ainda alguns Pavilhões Municipais e as aulas foram orientadas pelos professores da disciplina, com a ajuda dos treinadores dos clubes.
“A AFA pretendeu com este projeto aumentar o número de atletas nos escalões de Petizes, Traquinas e Benjamins e, para isso, desafiou a Câmara da Mealhada a lançar este projeto piloto no distrito. Parece-me que o resultado foi bastante positivo porque teremos cerca de duzentas crianças a inscreverem-se em clubes do concelho, que tenham a modalidade de Futebol. Essas inscrições serão custeadas pela Câmara”, declarou, ao «Bairrada Informação», Guilherme Duarte, vice-presidente da Câmara da Mealhada e responsável pelo pelouro do Desporto, que ainda acrescentou: “Estamos, hoje, perante os futuros atletas do município e tudo isto só é possível por causa das excelentes condições, em todas as freguesias e para diversas modalidades, existentes no concelho da Mealhada para a prática desportiva”.
Também Arménio Pinho, dirigente da Associação de Futebol de Aveiro, falou ao «Bairrada Informação». “Quando as pessoas se entusiasmam podemos chegar a atividades fantásticas, como esta. Hoje é um dia muito feliz! A AFA está feliz porque os clubes compreenderam que a base começa com as crianças”, disse o dirigente, confessando: “Quando aqui cheguei coloquei uma fotografia na internet dos meninos e recebi logo uma mensagem de um assistente de uma autarquia do distrito a manifestar vontade de avançar com o projeto. Não há melhor ‘feedback’ do que este”.
A manhã terminou com a entrega de lembranças, por parte da AFA, às crianças envolvidas no projeto.