Depois de um fim-de-semana repleto de diversão, ao qual ocorreram milhares de pessoas, para participarem no Carnaval Trapalhão e assistirem ao desfile de Palmo e Meio, a cidade da Mealhada prepara-se para receber o Carnaval Luso Brasileiro da Bairrada, de 9 a 13 de fevereiro. O ator brasileiro Thiago Rodrigues e a miss portuguesa Yeniffer Campos são os reis do evento.

O fim-de-semana começa com a apresentação das escolas de samba, na Tenda noturna, na noite de sexta-feira, dia 9; seguindo-se no sábado, com início às 15h00, o segundo ensaio técnico que percorrerá as ruas da cidade e dará o mote para o que acontecerá nos corsos do Carnaval da Mealhada.

Os grandes desfiles acontecem nas tardes de domingo e terça-feira, dias 11 e 13 de fevereiro, a partir das 15h00; e no noturno de segunda-feira, com as quatro escolas de samba do concelho e quatro grupos apeados. Nos corsos diurnos, as entradas têm um custo de sete euros, no noturno de seis. Para quem quiser usufruir das bancadas, instaladas junto ao Tribunal e na Avenida 25 de Abril, o valor acresce em três euros. «Os corsos diurnos, tal como aconteceu no ano passado, estender-se-ão à Avenida 25 de abril, inclusivamente no desfile noturno, o que não aconteceu em 2023», referiu Alexandre Oliveira, presidente da direção da Associação do Carnaval da Bairrada, garantindo que será no evento da noite de segunda-feira «que se acrescentará qualidade», estando prometida, pela organização, «uma surpresa».

A avaliação das quatro escolas de samba realiza-se no desfile de domingo, cuja a ordem das escolas neste dia é: Amigos da Tijuca, Batuque, Sócios da Mangueira e Real Imperatriz. Já o Voto Popular pode ser feito nos três corsos. «É dado um voto à entrada, na compra do bilhete, e, a partir do momento, em que a última escola termina o seu desfile, o público tem duas horas para colocar o seu voto numa tômbola que estará instalada no Jardim Municipal», acrescenta o dirigente.

A escolha dos reis foi também óbvia para a ACB. «Thiago Rodrigues é um ator brasileiro, com impacto de novelas, que reside no nosso país; e a Yeniffer foi eleita, recentemente, Miss Portuguesa, num concurso cuja final aconteceu na Mealhada», justificou Alexandre Oliveira, que espera que o próximo fim-de-semana «seja uma continuação do anterior, que foi incrível». «Que venha o sol», rematou.

 

Mónica Sofia Lopes