O «dia zero» da marca «Mondego – Bussaco», uma iniciativa dos Municípios da Mealhada, Mortágua e Penacova, deu-se, na tarde de ontem, com a apresentação do primeiro grande momento, o da «inauguração» do sítio da internet https://mondego-bussaco.com/. Com o slogan «Visite Mondego Bussaco, onde o tempo leva tempo», a marca que tem como premissa divulgar o território dos três municípios, pretende dar motivos ao visitante «para que em vez de uma noite, possa pernoitar duas ou três».

«Estamos perante um produto de excelência, uma marca lançada hoje, pensada há dois anos, que é para ser trabalhada por todos, a partir deste momento, para que assim se possa expandir», começou por referir António Jorge Franco, presidente da Câmara da Mealhada, na apresentação que se realizou no Palace Hotel do Bussaco, acrescentando que os três Municípios «estarão juntos na BTL, com este “chapéu”, a divulgar a marca e o território. Não serão as Câmaras a vender nada, isso ficará a cargo dos operadores».

Ricardo Pardal, presidente Câmara Mortágua, enfatizou que a ideia de se unirem surgiu «pouco tempo depois de tomarmos posse, pensando num conjunto de eventos que iriamos desenvolver perante as nossas realidades». «Em boa hora o fizemos, porque hoje temos aqui uma semente para fazer crescer. Um produto estruturado, com qualidade, pronto a ser operacionalizado e que, ao ser divulgado por parte dos agentes, já ajuda a gerar negócio», continuou o autarca, enaltecendo o trabalho da equipa técnica do IPDT, entidade responsável pelo micro-website: «Somos de cá e temos tendência a olhar sempre da mesma maneira para o nosso património, vindo uma equipa de fora foi criada uma visão virada precisamente para os visitantes». O passo seguinte, segundo o edil, «será a elaboração de um plano de comunicação para os próximos doze meses».

«Queremos aproveitar as nossas potencialidades, que vão desde o Bussaco passando pela Barragem da Aguieira até ao Mondego. Não será uma concorrência com nada, será uma complementaridade», corroborou Álvaro Coimbra, presidente da Câmara de Penacova, voltando a focar a presença na Bolsa de Turismo em Lisboa e dando exemplos de eventos que os três Municípios já fazem ou apoiam em conjunto, nomeadamente, Rally Legends e Itinerários Napoleónicos, estando previstos ainda uma recriação da Batalha do Bussaco, em setembro, e um outro evento desportivo previsto para julho. «Os operadores turísticos devem tirar partido desta marca. O que pretendemos é que o visitante em vez de ficar uma noite, possa permanecer duas ou três e no site temos já algumas experiências», continuou o autarca, referindo-se ao separador «Sem Pressas», que contém um exemplo de passeio intitulado «2 dias no Mondego-Bussaco».

«Natureza», «História» e «Gastronomia e Vinhos» são os setores destacados no sítio da internet. «Estudamos o mercado e as tendências», referiu Mónica Montenegro, diretora executiva da empresa turística do IPDT, acrescentando que «a marca é uma ferramenta que permite aos operadores dizerem, “nós estamos aqui e queremos utilizá-la”. Cada Município tem uma pasta com as regras, para cada operador poder utilizar, e digo-vos que, se fosse operador neste território, não teria dúvida nenhuma em associar-me».

Da mesma empresa, Joana Teixeira, concluiu que «o “Mondego – Bussaco” espera por cada um de nós para nos lembrar que a vida deve ser vivida, sem pressas».

 

Texto de Mónica Sofia Lopes

Galeria de fotografias de José Moura em https://www.facebook.com/bairradainformacao