A cadeia Burger King vai instalar-se na cidade da Mealhada, junto à «rotunda do leitão», no Itinerário Complementar 2. A Autarquia da Mealhada cedeu cerca de 500 metros quadrados de terreno para o lado dos antigos edifícios do Instituto da Vinha e do Vinho e do Centro Escolar da Mealhada, comprometendo-se, assim, o promotor da obra a fazer um arruamento desde a Rua Visconde Valdoeiro até à referida rotunda, bem como a construir um parque de estacionamento.
«A obra está prevista para umas ruínas que estão junto à rotunda do leitão e o promotor fica responsável por fazer uma ligação do centro da cidade à referida rotunda», explicou António Jorge Franco, presidente da Câmara da Mealhada, adiantando que «com este recuo, há a necessidade de se ocupar 562 metros quadrados de espaço público, que cedemos, em troca do arruamento e de um parque de estacionamento, intervenção avaliada em cerca de 280 mil euros». «Estamos a falar de 400 euros por metro quadrado e penso que não devemos atrasar este processo, pois todos queremos o desenvolvimento neste concelho», refutou ainda o edil
Rui Marqueiro, vereador eleito pelo Partido Socialista, sugeriu que, para além do parecer jurídico que está no processo, seja apresentado um documento feito por um avaliador oficial. «Passar de público para privado deve ser alvo de avaliação para que a Inspeção de Finanças não possa pegar em nada», alertou, sugerindo também que após a conclusão da obra «seja proibida uma saída para o lado de Coimbra».
O vereador Hugo Silva congratulou o facto de o município passar a ter «uma insígnia tão expressiva a nível mundial». «O que vejo de relevante é abrirmos a zona sul do concelho com um novo arruamento. Depois do investimento que foi feito na Destilaria do IVV, ficamos com um parque de estacionamento ali mesmo ao lado», declarou.
A instalação desta unidade foi aprovada por unanimidade na reunião do executivo municipal, que se realizou na manhã de ontem.
Mónica Sofia Lopes