O Porto de Aveiro, o Porto da Figueira da Foz e a Câmara da Mealhada levam a cabo, esta quarta-feira, dia 11 de outubro, a partir das 14h00, no Grande Hotel de Luso, o seminário “Portos de Aveiro e da Figueira da Foz – alavancas da economia regional”. A sessão de abertura conta com a presença do ministro das Infraestruturas, João Galamba; de Eduardo Feio, presidente do conselho de administração do Porto de Aveiro e da administração do Porto da Figueira da Foz; e com António Jorge Franco, presidente da Câmara Municipal da Mealhada.

Em comunicado, os portos de Aveiro e da Figueira da Foz explicam que “o seminário visa promover a discussão do potencial da região Centro, bem como o contributo dos Portos de Aveiro e da Figueira da Foz, na qualidade de infraestruturas portuárias e intermodais, para o desenvolvimento e competitividade internacional das empresas instaladas nas suas áreas de influência e, logo, para a economia regional”.

Assim, ao longo da tarde, em três painéis distintos, abordar-se-á o “Potencial da Região Centro” (com intervenções de Isabel Damasceno, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Luís Rebelo de Sousa, administrador da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal Global) e Miguel Cruz, presidente da Infraestruturas de Portugal); “O que a Região espera dos Portos” (António Poças – NERLEI, Fernando Castro – AIDA-CCI, João Faustino – CEFAMOL, Nuno Lopes – ACIFF, e Vital Rodrigues de Almeida – ABIMOTA); e “Os contributos dos Portos e da Intermodalidade” (Nabo Martins – APAT, Fernando Delgado – Ellerman City Liners, José Valente – Wec Lines, Miguel Rebelo de Sousa – APEF, e Pedro Polónio – ANTRAM).

Na sessão de encerramento participarão os presidentes das comunidades portuárias de Aveiro e da Figueira da Foz, Nuno Pires e Gonçalo Vieira, respetivamente, e o presidente do conselho diretivo do Instituto da Mobilidade e dos Transportes, João Caetano.

O programa completo da sessão está disponível e https://portodeaveiro.pt/seminario/index.php e a participação no evento é gratuita, mas sujeita a inscrição obrigatória.

 

Estudo da plataforma logística na Pampilhosa avança

Já esta terça-feira, dia 10 de outubro, o executivo camarário da Mealhada aprovou, por unanimidade, a realização de um estudo para definição do modelo da plataforma logística na Pampilhosa, num protocolo de colaboração entre as administrações dos Portos de Aveiro e da Figueira da Foz com a Autarquia da Mealhada.

Sobre o tema, José Calhoa, vereador eleito pelo Partido Socialista, afirmou que “a plataforma tem sido um parto difícil”, cujo principal obstáculo “da plataforma rodoferroviária na Pampilhosa tem sido a Infraestruturas de Portugal. O próprio Governo sempre andou aos ziguezagues e o que a Pampilhosa precisa é de vida industrial e que aquele espaço seja ocupado”. “Vamos ver que peso têm agora estes parceiros para a resolução do problema”, acrescentou.

O presidente da Câmara da Mealhada, António Jorge Franco, explicou que “há grandes investimentos previstos para os portos de Aveiro e da Figueira para receberem outro tipo de mercadorias”. Declaração corroborada por Filomena Pinheiro, vice-presidente da Autarquia, que defendeu que “todas as condições estão reunidas…”. “O nosso diálogo tem que ser mais abrangente e é o que estamos a fazer, sendo este protocolo um sinal de um conjunto de sinergias para levar o desenvolvimento do país a bom porto”, enfatizou.

O presidente do Município da Mealhada referiu ainda que “uma das lutas é para que haja uma ligação da Pampilhosa ao nó do IP3 de Souselas” e que este facto “faz parte de um conjunto de contrapartidas que apresentamos”. “A plataforma da Pampilhosa vai captar o interesse de muitas empresas produtivas”, garantiu.

 

Texto de Mónica Sofia Lopes

Fotografia com Direitos Reservados