O documentário “A Vida Breve de António Fragoso” servirá de mote para assinalar o final do primeiro Festival “Open Windows Online at Fragoso’s Home”, que tem sido transmitido ao longo do último ano pela Associação António Fragoso (AAF). A película será exibida, esta sexta-feira, 21 de maio, às 21 horas, em live streaming, na página oficial da AAF (www.antoniofragoso.com).

“Desta forma, a Associação fecha este festival digital com uma homenagem ao seu patrono, António Fragoso, cuja vida, obra e personalidade é retratada de forma exímia por Laurent Filipe ao longo do documentário, que promete cativar o público Fragosiano. Ao longo de cerca de 55 minutos, o realizador apresenta com grande qualidade e mestria o testemunho de ilustre personagens da vida musical e cultural portuguesa como Paulo Ferreira de Castro, Rui Vieira Nery, Inês Andrade e Margarida Prates, que lançam diferente perspetivas sobre a vida e obra de António Fragoso. O documentário conta também com o testemunho e participação especial de Eduardo Fragoso, sobrinho do compositor e presidente da AAF”, lê-se num comunicado de imprensa da Câmara de Cantanhede, que acrescenta que “à semelhança dos restantes eventos digitais que têm integrado o Festival, este documentário será transmitido através da instituição, onde também poderão adquirir os bilhetes digitais de acesso, com um custo simbólico de 3 euros. Os pagamentos poderão ser processados através de PayPal ou cartão de crédito como meios de pagamento, até meia hora antes do início da apresentação do documentário”.

António Fragoso era “um homem do seu tempo”. Jovem, determinado, inconformista, mas ao mesmo tempo sensível, culto e humilde. Viveu no Porto e em Lisboa, deslumbrado pelas possibilidades da grande cidade, mas ao mesmo tempo sem nunca esquecer ou descurar as suas raízes e a sua família na bucólica aldeia da Pocariça, Cantanhede. Por muitos considerado um jovem precoce e um génio, viveu para a música e por ela nutriu forte paixão, lutando sempre para crescer e evoluir no meio musical. Morreu aos 21 anos, deixando para trás uma obra que o coloca hoje como uma das figuras ímpares da História da Música Portuguesa, que se relembra e conta na “Vida Breve de …….”

Numa parceria com o Município de Cantanhede, a Associação António Fragoso organiza no próximo dia 19 de julho, às 20h15, em frente da Casa Fragoso, o II CONCERTO DAS JANELAS ABERTAS, num dos concertos que durante o “In memoriam de António Fragoso” mais entusiasmo e recetividade teve junto do público.

“Com a XI OPEN WINDOWS, desta vez em formato online, espera-se uma reconstituição dos serões durante as férias de verão onde se juntavam a António Fragoso, a sua família e artistas colegas que davam verdadeiros concertos, divertindo-se e atraindo o bom povo da Pocariça”, sublinha o Município de Cantanhede.