Teresa Cardoso e Manuel Pinho recandidatam-se, respetivamente, à Câmara e Assembleia Municipal de Anadia pelo Movimento Independente Anadia Primeiro. A apresentação oficial aconteceu na tarde de ontem, ocasião em que foram também apresentados os candidatos às dez Juntas de Freguesia. Uma candidatura, que conta com o apoio do CDS, mas que Teresa Cardoso garante ser «uma candidatura livre e despida de cores».

«Anadia está em primeiro lugar», começou por dizer Teresa Cardoso, que se recandidata ao terceiro mandato, enaltecendo «a equipa de excelência» que a ladeia.  «Reconhecimento e gratidão aos que acreditam na força deste projeto», continuou a candidata, sublinhando que «a melhoria da qualidade de vida da nossa população é a meta, para fazer mais e melhor pela nossa terra e pela nossa gente».

«Sabemos que para esta candidatura vamos contar com o apoio do CDS. Em comum temos a vontade de construir um propósito novo», referiu ainda Teresa Cardoso, garantindo que «a candidatura é livre e despida de cores», estando disponível «para ouvir todos aqueles que quiserem partilhar as suas legitimas preocupações». Na cerimónia, a atual presidente da Câmara de Anadia deixou ainda um recado: «A quem insiste em atribuir tudo o que se vai fazendo à campanha eleitoral, apenas direi que não baixaremos os braços e que não desviaremos as nossas atenções do que é essencial e das oportunidades que vão surgindo e que não devem ser desperdiçadas. Primeiro está e estará sempre Anadia. Aconteça o que acontecer, nesta corrida autárquica, respeitaremos todos os nossos adversários e as suas convicções».

Manuel Pinho recandidata-se ao segundo mandato como presidente da Assembleia Municipal. «Esta decisão deriva deste projeto em que acredito, aglutinador de vontades e de compromissos», referiu, garantindo querer «continuar a dignificação da casa da democracia». «Não sou novo democrata como dizem as cartilhas que correm nas redes sociais. Sou democrata pelo exemplo, pelo carácter e pela atitude que sempre prestei à minha vida pessoal, profissional e cívica», disse o também mandatário de campanha do MIAP, prometendo que lutará «pelo superior interesse de Anadia».

Dos atuais nove presidentes de Junta, eleitos pelo Movimento há quatro anos, seis serão recandidatos. São eles, Fernando Fernandes, da União de Freguesias de Arcos e Mogofores; Óscar Ventura, da União de Freguesias de Tamengos, Aguim e Óis do Bairro; Ema Paula Pato, da União das Freguesias de Amoreira da Gândara, Paredes do Bairro e Ancas; Mário Marinho, da Junta de São Lourenço do Bairro; José Arlindo, da Junta da Moita; e Dinis Torres, da Junta de Vilarinho do Bairro. Para a Junta de Avelãs de Caminho candidata-se José Pedro Negrão; para a de Sangalhos, Lúcia Araújo; para a de Vila Nova de Monsarros, André Andrade; e para a de Avelãs de Cima, José Manuel Carvalho.

Como mandatários da candidatura, Patrícia Rodrigues e João Pedro Rocha representam a Juventude; Patrícia Flores a Educação; Orlando Simões o Desporto; Pedro Flores o Turismo; António Luzio o Ambiente; António Ferreira a economia e o empreendedorismo; Ana Teresa Almeida a Ação Social; e Francisco Batel Marques a Saúde. «Ser mandatário(a) é uma responsabilidade que perdura para além do processo eleitoral, gera compromisso e responsabilidade», referiu Francisco Batel Marques, rematando: «Estamos certos e convictos de que o MIAP irá conseguir».

 

Mónica Sofia Lopes