Alguns alunos das Escolas Básicas 2, 3 e Secundária da Mealhada chegaram, na manhã de ontem, atrasados à primeira aula da manhã, depois de três autocarros, estacionados junto ao Parque da Cidade, terem sido totalmente vandalizados durante o fim de semana. «Os motoristas aperceberam-se do sucedido às 7h30 de hoje (segunda-feira, 19 de abril) e a empresa imediatamente encaminhou para o município três viaturas vindas de Coimbra. Obviamente que isto implicou um atraso de cerca de 15 minutos na chegada dos alunos às respetivas escolas», referiu o vice-presidente da Câmara da Mealhada, Guilherme Duarte.

O procedimento é igual todas as semanas, os veículos da empresa Transdev, que fazem o serviço de transporte escolar no município da Mealhada, estacionam, ao final da tarde de sexta-feira, junto ao Parque da Cidade, na zona envolvente às escolas, aí permanecendo até voltarem a circular no início da semana. «Hoje eram 7h30 ligaram-me da empresa a dar conta de que ia haver alguns atrasos porque três viaturas tinham sido totalmente vandalizadas. As portas dos veículos foram arrancadas, um deles tinha os bancos partidos, estavam completamente sujos e nem pegavam porque os rádios estavam ligados», referiu Guilherme Duarte, garantindo que «a empresa, de imediato, mandou vir três autocarros de Coimbra para o nosso concelho a fim de fazer o transporte escolar com o mínimo prejuízo possível para os alunos e suas famílias».  «O setor da Educação da Autarquia também entrou logo em contacto com o diretor do Agrupamento alertando para o atraso dos alunos», acrescentou o autarca.

Na reunião camarária da Mealhada, que se realizou na manhã de ontem, Rui Marqueiro, presidente da Autarquia, apelidou o vandalismo feito nos autocarros como um ato «ignóbil».

Recordamos os nossos leitores que, há precisamente 15 dias, tudo indica que também durante o fim de semana, foram furtados da Cafetaria do Parque da Cidade, 25 conjuntos de mobiliário, em que cada um contempla uma mesa e quatro cadeiras. Um furto que está a ser investigado, depois do gerente do estabelecimento ter apresentado queixa no posto da GNR da Mealhada. Também em junho de 2020, o mesmo espaço foi vandalizado, tendo sido atiradas cadeiras e mesas para cima de árvores e de uma banca de gelados instalada no local.

Contactado pelo nosso jornal, o Capitão Cláudio Lopes, Comandante do Destacamento Territorial de Anadia da GNR, referiu que na região, mais concretamente na cidade de Anadia, nos últimos dias, «têm desaparecido árvores, que foram plantadas recentemente no Parque Urbano que está atualmente ser requalificado».

 

Mónica Sofia Lopes