O Município de Oliveira do Bairro começou esta segunda-feira, 4 de janeiro, a fazer testes de diagnóstico à COVID-19 aos funcionários e professores do Agrupamento de Escolas local.

De acordo com Lília Ana Águas, Vereadora da Saúde, “o teste está a ser feito aos colaboradores do Município e a professores das nossas escolas que aceitaram, de forma voluntária, realizar este diagnóstico, num universo de cerca de 700 pessoas”. “Tem havido bastante adesão, o que demonstra que as pessoas estão preocupadas e que querem ser elementos ativos na proteção da saúde pública”, acrescentou a autarca.

Para além do pessoal docente e não docente das escolas do Concelho, o Município alargou a medida a todos os colaboradores do Município, que queiram, voluntariamente, fazer o teste.

O objetivo desta iniciativa é, segundo Lília Ana Águas, “contribuir para a deteção precoce e necessário isolamento de eventuais casos positivos, identificando e quebrando cadeias de transmissão do SARS- CoV-2”.

Os testes rápidos de antigénio, que se destacam pela rapidez do resultado, possibilitando a redução e controle da transmissão, assim como uma mais rápida identificação das pessoas infetadas e isolamento dos infetados, estão aprovados pelo INFARMED e considerados como aceites em Portugal pelas autoridades competentes (DGS – Norma 19/2020, Sistema Nacional de Saúde e Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge), dado que apresentam os padrões de desempenho com valores de sensibilidade superior ou igual a 90% e de especificidade superior ou igual a 97%.

Esta iniciativa do Município de Oliveira do Bairro é complementar à Estratégia Nacional de Testes para o SARS-CoV-2 e está alinhada com as recomendações da Comissão Europeia e da Organização Mundial de Saúde.

 

 

Fonte: Município de Oliveira do Bairro