O tema não é novo, e tal como em 2014, voltou a ser levantado pelo Partido Socialista na Assembleia Municipal da Mealhada. «Gostava de trazer à reflexão dos deputados uma possível mudança do concelho da Mealhada do distrito de Aveiro para o distrito de Coimbra», disse Susana Almeida, da bancada socialista, explicando que, entre outras coisas, «a Mealhada pertence à Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, ao Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Mondego e, até no campo religioso, pertencemos à Diocese de Coimbra».

«Não será a hora de procurar integrar a Mealhada no distrito de Coimbra? Considero que os nossos interesses, enquanto munícipes, serão melhor salvaguardados», defendeu ainda, na última Assembleia Municipal, Susana Almeida.

Em resposta, Rui Marqueiro, presidente da Câmara da Mealhada, garantiu que «há muito tempo» defende «essa tomada de posição». «Entendo que a Mealhada tem sido prejudicada por isso e até no acesso aos dados concelhios no inicio da pandemia sofremos com isso», lamentou o autarca, explicando que «o ACES Baixo Mondego deu os dados ao CODIS de Coimbra e este, ao qual não pertencemos, não se sentiu na obrigação de enviar os dados para a Mealhada». «Tivemos que ter o apoio da CIM neste processo, caso contrário não saberíamos de nada», acrescentou.

«Há muito que defendo essa mudança, só possível através de um referendo local, ou então mudamos de CIM, o que também não me parece fácil», sublinhou.

 

 

Texto de Mónica Sofia Lopes

Imagem de capa de Arquivo com Direitos Reservados