As Normas de Utilização da Bicicleta Partilhada de Mealhada vão ser submetidas a um processo participativo que decorre até 30 de dezembro, de modo a que os potenciais utilizadores da bicicleta partilhada possam dar os seus contributos sobre as regras, a localização das estações de parqueamento, os horários, entre outros.

Através da plataforma “mealhada Bike Lab” (http://bikelab.cm-mealhada.pt) qualquer cidadão pode dar o seu contributo e sugestões para o projeto e para as Normas de Utilização, utilizando a Internet e os Sistemas de Informação Geográfica, podendo, nomeadamente, apontar num mapa os locais de adesão e de parqueamento. A plataforma não limita o número de participações, pelo que o mesmo cidadão, residente ou não no concelho, pode enviar vários contributos em momentos diferentes.

A plataforma participativa foi desenvolvida pelo Gabinete de Sistemas de Informação Geográfica do Município da Mealhada e assenta em tecnologia open source (utilizando software livre e aberto), desde o armazenamento da informação geográfica, às ferramentas de análise e gestão SIG, e sua disponibilização.

Esta foi a solução encontrada pelo Município para congregar a participação dos cidadãos, evitando a realização de assembleias participativas, tendo em conta o contexto atual de pandemia.

O Mealhada Bike Lab – Laboratório para a bicicleta é promovido pela Câmara Municipal de Mealhada, no âmbito do projeto “Mealhada+: bicicleta, educação e sustentabilidade”, financiado pelo Fundo Ambiental, de acordo com o Aviso n.º 7779/2020. Este laboratório visa a implementação de um Sistema de Bikesharing Colaborativo, um projeto piloto, que envolverá autarquia, escolas, empresas, associações e experts da bicicleta, bem como a comunidade em geral.

Mais informações: oparticipativo@cm-mealhada.pt

 

 

Fonte: Município da Mealhada