Em 2021, o Carnaval Luso Brasileiro da Bairrada assinala os seus 50 anos e, apesar das restrições provocadas pela pandemia Covid-19, a Associação de Carnaval da Bairrada está a preparar um conjunto de ações para comemorar a data, estando, entre outras coisas, prevista uma «Gala dos 50 anos», que se realizará na noite de 13 de Fevereiro, no Cineteatro Messias. Este será um momento de homenagem a diversos agentes e personalidades ligadas ao Carnaval da Mealhada.

Sem praticamente hipótese de se realizarem os tradicionais corsos na avenida no centro da cidade mealhadense, o Cineteatro Messias será o palco de um «desfile» de estrelas, um momento onde serão destacados aqueles que mais contribuíram nos últimos 50 anos para a realização do Carnaval Luso Brasileiro da Bairrada.

Dirigente 50 anos da Associação de Carnaval da Bairrada; Dirigente 50 anos GRES Amigos da Tijuca; Dirigente 50 anos GRES Batuque; Dirigente 50 anos Real Imperatriz; Dirigente 50 anos Sócios da Mangueira; Impacto Social 50 anos; Mérito 50 anos; Alto Prestígio 50 anos; Divulgação 50 anos; e Dedicação 50 anos. São estas as categorias que vão ser prestigiadas em fevereiro de 2021.

Antes disso, há, contudo, um trabalho que está a ser preparado e que incide na apresentação de candidaturas que caberá a um painel de entidades pré-definido. São elas, a Câmara Municipal da Mealhada, as escolas de samba que desfilam nos corsos do Carnaval da Mealhada, o Jornal da Mealhada, o Jornal da Bairrada, o Jornal Online Bairrada Informação e a Associação de Carnaval da Bairrada. As candidaturas, apresentadas até 15 de dezembro, têm que ser «rigorosas na fundamentação e sempre que possível evidenciadas com fotos, documentos e/ou artigos de jornal».

Em janeiro do próximo ano, os elementos do júri terão a tarefa de selecionar e levar a cabo o trabalho final, que será apresentado na Gala dos 50 anos. O júri é composto pela socióloga Dora Gomes e pelos jornalistas Miguel Midões e Mónica Lopes, todos residentes no concelho da Mealhada.

«A Gala dos 50 anos do Carnaval Luso Brasileiro da Bairrada pretende reconhecer o trabalho realizado ao longo destes 50 anos no concelho da Mealhada, premiando todos aqueles que foram fundamentais para a realização do evento», lê-se na nota remetida pela Associação de Carnaval às entidades que podem apresentar candidaturas.

 

 

Texto de Mónica Sofia Lopes

Imagem da Terça-feira de Carnaval de 23 fevereiro 1971 – Fotografia de JOÃO SANTOS