Após doar bens alimentares e água ao Centro Hospitalar de Entre Douro e Vouga, em Santa Maria da Feira e ao Hospital Dr. Francisco Zagalo, em Ovar, hoje foi a vez do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) receber um pequeno contributo da Equipa Profissional de Ciclismo EFAPEL, que se deslocou à região Centro para entregar os produtos.

Com o calendário velocipédico suspenso até 31 de maio, mas com toda uma atividade que vai para além do ciclismo, a estrutura de Ovar vai mantendo-se ativa ao desenvolver o seu trabalho dentro de portas e com iniciativas solidárias como a desta sexta-feira, já realizadas no início de abril em duas unidades hospitalares do Norte.

“Embora mais distante de nós, fazia todo o sentido replicarmos esta ação solidária em Coimbra, distrito que recebe a sede do nosso principal patrocinador, a EFAPEL S.A., que está situada no município da Lousã”, explicou Rúben Pereira, diretor desportivo da Equipa. “O espírito de entreajuda que nos acompanha no dia-a-dia enquanto estrutura profissional de competição, é o mesmo que trazemos para a nossa vida enquanto cidadãos e que nos move para ajudar quem mais precisa nesta fase de pandemia, concretamente os profissionais de saúde”.

Colmatar algumas das necessidades desta unidade hospitalar, com um pequeno contributo foi o objetivo da ação, sendo uma forma da Equipa mostrar-se solidária com todos os profissionais de saúde que estão na linha da frente do combate ao novo coronavírus.

Foram entregues em Coimbra 300 litros de água, cedidos pela Vimeiro, parceiro da Equipa. Bolachas, sumos e leite, pães de leite, madalenas e mini croissants foram outros produtos pedidos, oferecidos em embalagens individuais para facilitar os lanches. Foram também entregues 60 viseiras personalizadas com as cores da Equipa. Um carro cheio onde seguiram Rúben Pereira e o corredor António Carvalho.

Marta Bronze e Zita Espírito Santo, administradoras hospitalares do CHUC, receberam a EFAPEL, a quem “em nome do Conselho de Administração do CHUC, bem como de todos os doentes e profissionais, agradecemos a preciosa oferta nesta fase pandémica que vivemos. Todos estes movimentos são fantásticos! Os profissionais de saúde e os doentes agradecem toda a solidariedade do povo português, que ainda consegue surpreender-nos”.

“Somos uma estrutura muito ativa neste tipo de iniciativas, vamos além do ciclismo e por isso quisemos colaborar, de forma positiva, com esta unidade de saúde tão importante na zona Centro. Coimbra é também uma região que concentra muitos dos nossos fãs e adeptos, por receber o nosso patrocinador EFAPEL S.A. e uma zona muito fustigada pela pandemia, já com vários casos. Esta ajuda é insignificante para as necessidades, porque por muito que dermos será sempre pouco, mas fica o gesto”, rematou Rúben Pereira.