Mensagem do Sr. Diretor do Agrupamento de Escolas da Mealhada:

 

Exmos. Alunos,

Exmos. Encarregados de Educação,

Em nome da V/ Escola e meu nome pessoal, faço votos para que, dentro das contingências atuais, tudo esteja bem com todos e enfatizo a disponibilidade da Escola para apoiar em tudo o que esteja ao nosso alcance e possa ser necessário.

Venho ao contacto para informar quanto ao funcionamento da Escola para o terceiro período letivo.

A Escola tem preparado um Plano Organizacional que aguardava os esperados anúncios de quinta-feira passada por parte do Sr. Ministro da Educação e Ciência, plano esse que será agora submetido à apreciação do Conselho Pedagógico (na próxima terça-feira, 14/04) e do Conselho Geral (na próxima quinta-feira, 16/04). Espero, assim, poder dar conhecimento do mesmo na próxima sexta-feira (17/04), por forma a entrar em vigor no dia 20/04, segunda-feira.

Desde já informo que, digitalmente, a Escola estará “localizada” em Microsoft Office365, plataforma eletrónica já há alguns anos instalada na Escola.

Neste momento, foram já criadas contas de correio eletrónico Office365/AEMealhada.pt  para acesso de todas as Crianças e Alunos ao sistema, o qual compreende todas as ferramentas Microsoft Office; está a decorrer até ao dia de amanhã (14/04) processo de recolha e atualização de endereços de correio eletrónico de Alunos e Encarregados de Educação, para os quais serão remetidas as credenciais pessoais Office365/AEMelhada.pt. Após primeiro acesso ao sistema com as credenciais aemealhada.pt, os utilizadores poderão instalar o Office, completo, em até cinco computadores pessoais.

Para a atividade letiva, será particularmente relevante a aplicação Microsoft Office365 TEAMS, na qual decorrerão as atividades letivas e onde já se encontram recriadas todas as turmas com todos os Professores.

Encontra-se a decorrer, também até amanhã (14/04) e via Diretor de Turma/Educadora/ Professor Titular de Turma, levantamento pormenorizado de disponibilidade de meios informáticos por parte dos Alunos/Crianças em casa, para conhecimento de casos necessitados. Na sequência, pretendemos afetar computadores/tablets da Escola ou a adquirir pela Câmara Municipal da Mealhada, que já mostrou disponibilidade para tal, nas residências.

No entretanto, retomando-se, conforme calendário escolar em vigor, as atividades letivas amanhã, dia 14 do corrente, importa informar e instruir quanto ao desenvolvimento da atividade letiva durante os dias 14 a 17 de abril corrente.

 

Assim, para desenvolvimento das atividades letivas:

  1. a) durante os dias 14 a 17 de abril, o trabalho a realizar com e pelos Alunos deve ser assíncrono (ou seja, sem contacto simultâneo, seja por voz, seja por vídeo), por forma, nomeadamente, a viabilizar a realização das reuniões previstas no cronograma do processo de aprovação da proposta de plano organizacional AEMealhada/E@D;
  2. b) os Docentes, no primeiro dia de aulas do 3.º período letivo (14 de abril, terça-feira), remetem aos respetivos Alunos, por correio eletrónico ou via que tenham por mais expedita e eficiente, cronograma de atividade para os dias 14 a 17 de abril, com indicação expressa de temas/conhecimentos/competências e tarefasconexas a realizar e modo de verificação e/ou autoverificação de aprendizagens; a autoverificação de aprendizagens poderá consistir, nomeadamente, no uso de questionário online com devolução imediata de resultados, ou lista de respostas, a enviar aos Alunos;
  3. c) para os alunos sem computador mas contactáveis, o Docente:
  • informa o Aluno de que deve levantar os materiais em local conforme quadro infra;
  • faz aquela remessa para os competentes serviços da Câmara Municipal da Mealhada para o endereço educacao@cm-mealhada.pt, que procederão à impressão e entrega;
  • em “Assunto”, escreve AEM/E@D: [nome do Aluno];
  • no campo de mensagem, logo na primeira linha, escreve o local de residência do Aluno e o local de levantamento dos materiais;
  • os locais de levantamento dos materiais são os seguintes:

 

Freguesia de residência Local de levantamento Horário para levantamento
Luso Centro Escolar do Luso Todos os

dias úteis


12:00 – 13:00 horas

Vacariça
Antes Jardim de Infância de Antes
Ventosa do Bairro
Arinhos
Mealhada Centro Escolar da Mealhada
Pampilhosa Escola Básica N.º 2 da Pampilhosa
Canedo Jardim de Infância de Canedo
Carqueijo Jardim de Infância de Carqueijo
Casal Comba Junta de Freguesia de Casal Comba
Pedrulha
Silvã
Vimieira
Barcouço Escola Básica de Barcouço

 

  1. d) o volume de trabalho requerido para a realização das tarefas a indicar pelos Docentes não deve ser superior a metade da carga horária semanal da respetiva disciplina, com exceção para as disciplinas sujeitas a exame nacional, às quais deve ser dada prioridade absoluta neste momento na gestão de tempo e requisição de disponibilidade dos Alunos e Famílias;
  2. e) o cronograma e ficheiro de atividades de cada disciplina deve ser partilhado pelo respetivo Docente no separador “Ficheiros” da equipa do respetivo Conselho de Turma em TEAMS, competindo ao Diretor de Turma/Professor Titular de Turma supervisionar (não aplicável na Educação Pré-escolar);
  3. f) os Alunos devem desenvolver a respetiva atividade em horário semanal coincidente com o horário semanal em vigorantes da suspensãodas atividades letivas presenciais, por forma a constituir referência de organização semanal para Docentes, Alunos e Famílias, sem risco de sobreposição de atividade e prazos por parte de disciplinas diferentes e sem necessidade de gestão de articulação entre Docentes ou por parte do Diretor de Turma/Professor Titular de Turma;
  4. g) das atividades letivas desenvolvidas é feito sumário e registo de participação (assiduidade) dos Alunos/Crianças no programa INOVAR/Alunos/AEMealhada; as ausências registadas são consideradas justificadas, importando para efeitos estatísticos e de acompanhamento.

Em caso de necessidade de apoio na utlização de meios informáticos, pode solicitar-se ajuda à Equipa de Apoio Tecnológico, via formulário eletrónico disponível no sítio internet AEMealhada-digital (“clic” para ir), onde também se encontram inventariados recursos e ferramentas de ensino à distância, alguns dos quais a serem usados pelos Docentes.

Alguns Alunos e Encarregados de Educação não receberão, ainda, o presente correio, em virtude de ainda não se ter conseguido, ou não ter sido possível, atualização dos respetivos endereços.

Espero, com as presentes determinações, ter tido o cuidado de não fazer da Escola uma sobrecarga em casa e de estarmos a contribuir para melhor organização da vida familiar.

E termino, apelando ao sentido de responsabilidade dos Alunos, pela oportunidade de desenvolverem a sua autodisciplina e insubstituível empenho pessoal, de que serão os primeiros beneficiados.

Continue, a Escola, a ser ponto de encontro.

 

 

Com votos de boa saúde e os melhores cumprimentos,

 

Fernando José Nunes Trindade

(Agrupamento de Escolas da Mealhada, Diretor)

 

 

 

Imagem: coyot (https://pixabay.com/pt)