Os preparativos para a trigésima edição das Escolíadas Glicínias Plaza já arrancaram e a organização da Associação prepara-se para mais uma missão de promoção da “educação para as artes”, um projeto que envolve milhares de jovens de Agrupamentos, escolas secundárias, profissionais e colégios dos distritos de Aveiro, Coimbra, Guarda e Viseu.

O primeiro passo das Escolíadas – Associação Recreativa Cultural, para o evento de 2019, foi o sorteio dos Polos de Aveiro (IV) e de Coimbra (II), que determina as escolas que disputam provas de Teatro, Música/Dança, Artes Plásticas e Claque entre si, bem como a ordem com que pisam o palco.

Assim, no Polo II, que se realiza nos dias 3 e 4 de maio no Centro de Artes e Espetáculos (CAE) da Figueira da Foz, na primeira noite vão estar a Escola Profissional da Mealhada, a Escola Secundária Lima de Faria (Cantanhede), o Agrupamento de Escolas de Tábua e a Escola Secundária com 3.º Ciclo D. Dinis (Coimbra). Na segunda noite sobem ao palco a Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho (Figueira da Foz), o Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho, o Agrupamento de Escolas de Arganil e a Escola Secundária Avelar Brotero (Coimbra).

No Polo IV, que se realiza na Casa da Cultura de Ílhavo, de 17 a 19 de maio, a primeira noite acolhe as provas do Agrupamento de Escolas José Estêvão (Aveiro), do Agrupamento de Escolas da Gafanha da Nazaré (Ílhavo) e da Escola Secundária de Oliveira do Bairro. Na segunda sessão é a vez do Agrupamento de Escolas de Mira, do Agrupamento de Escolas Dr. Mário Sacramento (Aveiro) e do Agrupamento de Escolas de Vagos. No terceiro e último dia sobem ao palco o Colégio de Nossa Senhora da Apresentação de Calvão (Vagos), o Agrupamento de Escolas da Mealhada e o Colégio de Albergaria (Albergaria-a-Velha).

As três escolas mais pontuadas de cada Polo passarão às Finais, que vão ter lugar em Aveiro nos dias 24, 25 e 26 de maio.

Este ano, os palcos das Escolíadas Glicínias Plaza vão ser o Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz, a Casa da Cultura de Ílhavo, o Pavilhão Multiusos de Viseu, o Teatro Municipal da Guarda, o Teatro Aveirense e o Cineteatro Messias na Mealhada, que acolherão as sessões dos Polos, Finais, Finalíssima e a Gala de Entrega de Prémios, com o apoio de todos os municípios envolvidos.

Em comunicado, a Associação Escolíadas adianta que “a expectativa para esta edição é grande”, não só por o evento comemorar os seus trinta anos, mas também devido ao crescimento que o projeto tem registado e ao impacto cada vez maior da participação das escolas nas suas comunidades. “Muitas das escolas que participam este ano são ‘repetentes’ há já várias edições, às quais todos os anos se vão juntando novas escolas que manifestam interesse em marcar presença e entrar nesta grande família ‘escoliástica’”, lê-se ainda.

Recorde-se que na última edição, o projeto contou com a participação de vinte e seis agrupamentos de escolas, secundárias, profissionais e colégios, juntando três mil e quinhentos alunos e professores em palco, em doze espetáculos em seis salas de seis cidades da região Centro.