Cerca de setecentos e sessenta os alunos do ensino pré-escolar e do primeiro ciclo do Agrupamento de Escolas da Mealhada participam no projeto “Descobrir o rio da nascente até à foz”, no âmbito do projeto AMA Bussaco, no Centro de Interpretação Ambiental.

Ao longo de todo o mês, as crianças vão contactar com exposições audiovisuais educativas que abordam o “Ciclo Natural da Água” e “Ciclo Urbano da Água” com visitas virtuais à Estação de Tratamento de Águas e Estação de Tratamento de Águas Residuais e vão ter várias dinâmicas de grupo através de jogos com questões e atividades relacionadas com o tema”.

No Centro de Interpretação Ambiental, as diversas sessões pretendem alertar para a importância da água para o ser humano e para o meio ambiente, dar a conhecer as alterações que ocorrem ao longo do percurso de um rio, da nascente até à foz, dar a conhecer a fauna e flora associada aos cursos de água e sensibilizar para a necessidade de poupar água e de melhorar a qualidade deste recurso natural.

Este ano, o tema é “Da floresta até ao mar” e tem o objetivo de focar dois dos temas propostos pelo Projeto Eco-escolas 2018/2019 – A Floresta e o Mar. As atividades contam com a parceria das Águas do Centro Litoral.

 

Centro de Interpretação Ambiental

O Centro de Interpretação Ambiental é um espaço lúdico e educativo, equipado com modernos meios audiovisuais, localizado no Parque da Cidade.

O CIA tem como missão informar e sensibilizar os cidadãos para a problemática ambiental, promovendo a mudança de comportamentos e de atitudes, para que toda a comunidade saiba lidar com os desafios do desenvolvimento sustentável. As atividades promovidas no espaço têm como objetivos despertar a curiosidade para o conhecimento e compreensão do meio natural; interiorizar atitudes e valores respeitantes à sociedade de consumo e estimular o desenvolvimento de atitudes responsáveis com a preservação dos recursos naturais; contribuir para a formação de uma cidadania ambientalmente mais consciente e informada; dar a conhecer o património natural, sensibilizando para a valorização e preservação dos recursos naturais.

 

Fonte: Município da Mealhada