O Município de Oliveira do Bairro apresentou, no passado dia 31 de janeiro, o seu posicionamento de marketing territorial, juntamente com um novo logótipo e página de internet.

“No Coração da Bairrada” foi a assinatura escolhida para “assumir um novo estilo de comunicação e uma nova marca, capaz de nos diferenciar e, ao mesmo tempo, alavancar ao nível do marketing territorial, enquanto identidade capaz de atrair investimento e pessoas”, explicou Duarte Novo, presidente da Câmara Municipal.

A privilegiada localização geográfica do concelho, que se encontra “no centro da Região da Bairrada e num eixo que liga Aveiro a Coimbra, entre a serra e o mar”, como explica Duarte Novo, faz com que Oliveira do Bairro seja “um ponto central de acesso ao que de melhor a região tem para oferecer, com elevada atratividade e diferenciação para o investimento económico”.

Para além dessa proximidade, o autarca acrescenta ainda o facto de o seu Concelho ter, também, para oferecer “os principais ícones da região bairradina, como o leitão, a chanfana ou os vinhos e espumantes, produzidos localmente”.

“Com este posicionamento, não estamos a dizer que somos a capital ou o coração da Bairrada”, explicou o líder da autarquia, “estamos simplesmente a dizer que nos localizamos no ‘Coração da Bairrada’, numa constatação factual, de base geográfica, com uma associação a um elemento mais emocional”.

A quantidade de equipamentos e entidades do concelho que já assumem a marca Bairrada foi também um fator importante para a definição do novo posicionamento. Duarte Novo elencou alguns deles, como “a ExpoBairrada, o Museu de Etnomúsica da Bairrada, o Instituto Profissional da Bairrada, o Conservatório de Música da Bairrada, o Espaço Bairrada, o Jornal da Bairrada, a Associação Comercial e Industrial da Bairrada, a Confraria dos Rojões da Bairrada (com grelo e batata à racha) ou o Círculo de Cultura Musical da Bairrada, entre outros”.

No estudo que levou à definição da estratégia apresentada, foram identificados outros fatores de diferenciação do concelho, como o kiwi e a cerâmica, de acordo com o presidente da autarquia, que defendeu a opção pelo posicionamento geográfico tendo em conta que “a associação direta a uma ou a outra área entraria em ‘concorrência´ direta com territórios com maior capacidade de produção, no caso do fruto, ou que já marcaram o seu espaço e posicionamento naquela área industrial”.

Para materializar graficamente o novo posicionamento e assinatura, foi criada uma nova logomarca, em que o elemento gráfico de um coração em estilo diamante assume o lado mais emocional, remetendo ainda para a precisão e design da indústria metalomecânica e cerâmica e para o valor intrínseco do território e das pessoas do concelho.

Já com o novo logótipo, o Município anunciou a criação de uma conta na rede social Instagram, “para atingir um público mais jovem”, e apresentou a sua nova página de internet, com um visual moderno e em consonância com a nova imagem e posicionamento.

O novo site apresenta quatro grandes áreas de conteúdos (Município, Viver, Visitar e Investir), espelhadas no menu principal, de forma a facilitar o acesso dos utilizadores a informação pertinente para cada caso. Com um design que se adapta de forma responsiva a vários tipos de ecrãs, em especial a telemóveis, a nova página de internet do Município de Oliveira do Bairro foi pensada do ponto de vista do utilizador, baseada nas melhores práticas ergonómicas nesta área, dando especial atenção à estética, usabilidade (interface com os seus utilizadores) e qualidade dos conteúdos.

 

Fonte: Município de Oliveira do Bairro