A grande novidade da edição de 2019 do Carnaval Luso Brasileiro da Bairrada, na Mealhada, é a realização, prevista já em cartaz, de um corso noturno, na segunda-feira, dia 4 de março. O arranque oficial da época festiva dá-se uma semana antes, a 24 de fevereiro, com o desfile de “Carnaval de Palmo e Meio”.

O mau tempo que se fez sentir no Domingo de Carnaval, em fevereiro do ano passado, “forçou” a direção da Associação de Carnaval da Bairrada a preparar, em menos de vinte e quatro horas, um desfile noturno que acabou por ser uma surpresa para a própria organização. “Na verdade este desfile já tinha sido pensado. Dadas as circunstâncias, acabou por acontecer ‘à pressa’, mas a ter um resultado positivo”, referiu, na altura, ao «Bairrada Informação», Alexandre Oliveira, presidente da direção da ACB, que, neste momento, ainda não consegue adiantar qual o custo de entrada para o evento da noite de 4 de março.

Este ano, os corsos carnavalescos realizam-se a 3 e 5 de março e, na Mealhada, os bilhetes têm um custo, por pessoa, de cinco euros, acrescendo três euros para quem preferir estar sentado nas bancadas. O evento acontece pela terceira vez neste regresso ao centro da cidade, depois de dezasseis anos a realizar-se no Sambódromo Luís Marques, na zona desportiva da Mealhada.

A Tenda Noturna, com a animação, fará parte, novamente, do fim-de-semana mais aguardado pelos foliões. O Rei do Carnaval da Mealhada será brasileiro e “divulgado brevemente”. Alexandre Oliveira desvenda apenas que “muitas pessoas vão conhecê-lo das telenovelas”.

Antes do rei subir ao trono, numa já habitual organização da Rede de Ação Social da Câmara da Mealhada, na tarde de 24 de fevereiro, as ruas da Mealhada vão encher-se de crianças para o “Carnaval de Palmo e Meio”. A entrada é gratuita.

Recordamos os nossos leitores que em 2019, e pela primeira vez, a Câmara da Mealhada contratualizará as verbas directamente com as escolas do Carnaval Luso Brasileiro da Bairrada. Assim, serão disponibilizados trinta e seis mil euros, montante global, às quatro escolas de samba – Amigos da Tijuca, Batuque, Real Imperatriz e Sócios da Mangueira -, e vinte e quatro mil euros à Associação de Carnaval para a logística e animação do evento em 2019, salvaguardando um subsídio, até igual valor, na “impossibilidade de desfile devido ao mau tempo”.

As propostas dos dois protocolos, segundo a ordem de trabalhos da sessão, serão analisadas na reunião de Câmara que se realiza amanhã, segunda-feira, dia 21 de janeiro.

 

Texto de Mónica Sofia Lopes

Fotografia de José Moura