“ArtcomVida” é um projeto de curtas-metragens realizadas e protagonizadas pelos seniores das Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho de Anadia, que foram exibidas, no Cineteatro Anadia, nas tardes de 8 e 9 de novembro. Para a próxima semana está agendada a cerimónia de entrega dos prémios “Óscares” da segunda edição do “ArtcomVida” que terá lugar, no dia 14 de novembro, quarta-feira, a partir das 14 horas, também no Cineteatro Anadia.

Esta iniciativa, da responsabilidade da Rede Social de Anadia e prevista no seu Plano de Ação para o corrente ano, vem sendo desenvolvida ao longo dos últimos meses, com o apoio do Município de Anadia, e culmina agora num evento especial, cujo programa se estende em três momentos distintos.

Depois da “avaliação” das catorze curtas-metragens e da atribuição dos prémios, haverá ainda um ponto alto que será o de uma sessão de exibição das curtas-metragens aberta à comunidade e famílias, na tarde de dia 18 de novembro, domingo.

“De recordar que na primeira edição do ArtcomVida o filme ‘Villa Aquiline’, realizado pelo Centro Social e Cultural de Nossa Senhora do Ó de Aguim, conquistou o ‘Óscar’ de melhor filme”, lê-se num comunicado de imprensa da Câmara de Anadia, que acrescenta que “‘ArtcomVida’ tem como objetivos incentivar a produção de filmes, enquanto meio de expressão e comunicação individual e coletiva que promove o bem-estar, evidenciar os benefícios das práticas artísticas para a qualidade de vida dos seniores, promover a valorização social dos idosos mediante a divulgação e reconhecimento das obras produzidas perante a comunidade, e, ainda, favorecer e potenciar trocas de experiências e conhecimentos entre os participantes, bem como promover momentos de diversão e de convívio”.

 

Instituições sociais participantes:

APPACDM de Anadia; Associação Social de Avelãs de Caminho; Centro Social, Cultural e Recreativo da Poutena; Centro Social, Cultural e Recreativo de Avelãs de Cima; Centro de Apoio Social de Vila Nova de Monsarros; Centro Social, Cultural e Recreativo de Paredes do Bairro; Centro Social e Cultural Nª Sra. do Ó de Aguim; Centro Social, Recreativo e Cultural da Pedralva; Centro Social e Paroquial da Moita; Club de Ancas; Misericórdia da Freguesia de Sangalhos; Hotel Sénior da Curia; Clínica Belorizonte; e Bem-Me-Quer, Serviço de Apoio Domiciliário.