Foi em pleno Pavilhão Municipal da Mealhada, aquando da final do Europeu Senior Feminino em Hóquei em Patins entre Portugal e Espanha*, que o «Bairrada Informação» sentiu os efeitos da tempestade Leslie. Não conseguimos precisar a hora, mas cerca das 22 horas, a infraestrutura desportiva ficou sem energia elétrica e, dado o barulho e as centenas de pessoas que estavam no seu interior – lotação esgotada – não era percetível o que estava a acontecer do lado de fora.

Quando muitos dos espectadores, tal como a equipa do «Bairrada Informação», tentaram sair do Pavilhão, os agentes do Destacamento Territorial de Anadia da Guarda Nacional Republicana – onde estava também o capitão Cláudio Lopes, comandante do Destacamento -, num ato preventivo do que estava acontecer na rua, com artefactos a serem arrastados pelo vento, não permitiram que as pessoas saíssem no pico de maior intensidade do vento e, quando “abriram caminho”, fizeram-no com extrema segurança, ajudando famílias que estavam com crianças.

A nossa equipa fez o trajeto, de carro, do Pavilhão até ao centro da cidade e os objetos que estavam pelas estradas representavam um perigo constante. O vento fez-se sentir madrugada dentro.

O Pavilhão, esse ficou com o seu recinto afetado, não permitindo que os jogos agendados para o local neste domingo, 14 de outubro, se realizassem. Segundo a direção da Associação de Patinagem de Aveiro, as partidas de Sub 13 – HCM B x AD Sanjoanense – e de Sub 20 – HCM x AA Coimbra – serão “oportunamente remarcadas”.

BI fez intenso trabalho fotográfico e de video

De manhã, a tragédia da tempestade Leslie estava fortemente patente nos dois concelhos pelos quais andamos em reportagem: Anadia e Mealhada. As fotografias e vídeos podem ser vistos em https://www.facebook.com/bairradainformacao/ e na nossa página do Instagram procurando por “Bairrada Informação”.

Mata do Buçaco interdita por questões de segurança

Na Mata Nacional do Bussaco, “a tempestade Leslie deixou um rasto de destruição nunca antes vista, com dezenas de árvores caídas, caminhos cortados, sinalética destruída, a esplanada da Fundação Mata do Bussaco inutilizada e alguns edifícios com alguns danos. Os prejuízos são de tal ordem que obrigaram a Proteção Civil Municipal da Mealhada a encerrar a floresta (Monumento Nacional candidato à UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) ao trânsito automóvel e a barrar a entrada de pessoas, por questões de segurança.

O Vale dos Fetos, um dos locais mais emblemáticos da Mata Nacional do Bussaco (espaço com exemplares únicos de fetos de porte arbóreo, um arruamento construído em 1887) registou prejuízos incalculáveis. De resto, entre a Fonte Fria (ao lado do Vale dos Fetos) e o Palácio do Bussaco/Convento de Santa Cruz é muito visível a passagem da tempestade Leslie. O caminho entre os Jardins do Palácio do Bussaco e as Portas de Coimbra ficou intransitável, com árvores e ramos caídos em vários pontos. Há vários trilhos turísticos onde nem a pé se consegue circular”.

EDP declara Estado de Emergência para distrito de Coimbra

Hoje, domingo, pouco depois das 23 horas, ainda há muitas localidades – pelo menos no concelho da Mealhada – sem água e luz. Luso, Pego, Pampilhosa e Barcouço são alguns exemplos.

A EDP Distribuição chegou mesmo a declarar, há instantes, o Estado de Emergência para o distrito de Coimbra, o mais grave previsto no seu plano de atuação admitindo recorrer a meios internacionais para reparar os danos causados pela tempestade tropical Leslie.

 

* TÍTULO EM SUSPENSO

No derradeiro dia do Campeonato da Europa Feminino, o protagonismo vai inteirinho para Leslie.

Leslie não é internacional inglesa, nem tão pouco estava convocada para este evento, mas apareceu – em força – no jogo que fechava a competição e decidia o título.

O fenómeno meteorológico que atingiu Portugal começou por “apagar” as luzes e, retomada a partida, danificou a cobertura do pavilhão Municipal da Mealhada, obrigando à interrupção definitiva quando destroços caíam na pista.

Na altura da interrupção, com um minuto e 45 segundos para jogar, a Espanha vencia por 2-3 e tinha uma mão no título, com Portugal a precisar de vencer para garantir a conquista final.

Entretanto, é certo que a possibilidade de retomar a partida este domingo não se concretiza, dado que as selecções já regressaram na manhã deste domingo a casa. Com os dois primeiros lugares pendentes de uma decisão do comité europeu, fica a restante classificação: 3º Itália, 4º França, 5º Alemanha, 6º Suíça e 7º Inglaterra.

(http://hoqueipt.com)