O projeto Inovstart, da Associação Comercial e Industrial da Bairrada e Aguieira (ACIBA), implementado nos concelhos de Mealhada, Mortágua e Penacova, há um ano e meio, ajudou à criação de oito empresas. Um trabalho que o presidente da associação confessa não ter sido fácil, muito por causa dos atrasos nos pagamentos por parte da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Centro.

Foi no município da Mealhada, onde houve mais empreendedores acompanhados – cinquenta e nove -, seguindo-se vinte em Penacova e seis em Mortágua. E se ao todo foram criadas oito empresas, há ainda a perspectiva de que, no próximo meio ano, sejam criadas mais seis.

Na prática, durante um ano e meio, a ACIBA, através de uma empresa de consultadoria, fez o acompanhamento de dezenas de ideias empreendedoras “com o intuito de ajudar a criação de novas empresas”, podendo os interessados usufruir de apoio técnico de marketing, jurídico, de comunicação, etc.

E com as parcerias concertadas – Câmaras, Escolas Profissionais, Instituto do Emprego e Formação Profissional, Agrupamentos de Escolas, Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património, Politécnico de Coimbra,… – Alexandre Cardoso, coordenador / consultor da Consultet, disse, no seminário de encerramento do projeto, que se realizou no Grande Hotel de Luso, na tarde de segunda-feira, “ter conseguido chegar a onze mil e trezentas e cinquenta pessoas (nove mil estudantes / recém-formados e dois mil desempregados ativos)”.

“Com a criação de três gabinetes de apoio ao empreendedor conseguimos receber todas as pessoas para esclarecer e tirar dúvidas e, posteriormente, dar apoio técnico e formação gratuita”, continuou Alexandre Cardoso, lamentando que “em determinadas alturas, o projeto apenas tenha estado com os serviços mínimos”.

Uma situação que Carlos Pinheiro, presidente da direção da ACIBA, garantiu “não ter sido fácil”. “Precisamos de mais agilidade por parte da CCDR (no desbloqueamento das verbas dos fundos comunitários), mas acho que depois desta sessão vamos consegui-lo”, disse o dirigente, elogiando “a vontade, anseio e coragem” dos participantes “em realizarem os seus projetos” e relembrando que “empreender é correr riscos!”.

Jorge Brandão, representante da CCDR, declarou “ter plena consciência das limitações na análise e pagamento das candidaturas”, e acrescentou que, neste momento, “têm perto de setecentos pedidos de pagamentos”. “Sabemos que isto é fortemente penalizador para os beneficiários”, lamentou.

Animal 24 Hotel & Spa é nova empresa em Mortágua

Presente na cerimónia esteve Joana Coelho, da Animal 24 Hotel & Spa, uma das empresas que usufruiu dos serviços do Inovstart. “Temos consultório veterinário em Mortágua e éramos muitas vezes contactados por pessoas que iam de férias e queriam um local para deixar os seus animais ou até por emigrantes que tinham que ir ao estrangeiro, tratar de assuntos burocráticos, e não tinham onde deixá-los”, começou por dizer a empreendedora, referindo que recorreu ao Inovstart para ajudar “com o marketing e imagem”.

Para além deste serviço, a Animal 24 Hotel & Spa, criada em 2017, tem disponível o “vai dar banho ao cão”, onde as pessoas “fazem a higiene dos seus animais no nosso espaço, não sujando, assim, as suas casas”. Para além disso, “ainda esta semana vamos abrir o nosso spa animal”.

 

Mónica Sofia Lopes