A Tômbola de Natal de 2024 no concelho da Mealhada, promovida pela a Associação Comercial e Industrial Bairrada e Aguieira com o apoio da Câmara Municipal da Mealhada, gerou cerca de um milhão de euros em compras na época natalícia. Foram distribuídas 60.099 senhas por 159 estabelecimentos. No que toca à tômbola digital houve 1083 registos por parte de 106 utilizadores, destes 66 novos utilizadores. «Um número muito superior ao do ano passado», garantem os promotores da iniciativa.

A participação foi semelhante ao dos anos anteriores, em que por cada quinze euros de compras, o estabelecimento aderente procedeu à entrega de uma senha de participação ao cliente, no máximo de seis senhas por cada compra, sendo que cada uma possuía um código único de participação. Sob o mote «O Melhor Natal é com o Comércio Local!», a atividade decorreu de 7 de dezembro de 2024 a 6 de janeiro de 2025.

Na tarde de ontem, as tômbolas – física e digital – «girou» nos Paços do Município pelas «mãos» de Hugo Silva e Ricardo Santos, vereadores na Autarquia; e de Joaquim Luís e Daniela Fonseca, elemento da direção e colaboradora da ACIBA, respetivamente, atribuindo-se prémios a diversos clientes dos estabelecimentos aderentes, que agora usufruirão do valor arrecadado em compras.

Assim, na tômbola física o quinto prémio, 100 euros, foi para um comprador(a) na PTN Store; Mealhada; o quarto, no valor de 150 euros, para um cliente(a) da Farmácia Silva Campos, na Pampilhosa; o terceiro, de 175 euros, nas Utilidades do Oásis, em Luso; o segundo, 250 euros, no Supermercado Max, no Travasso; e o primeiro, no valor de 350 euros, para um cliente(a) da Loja das Utilidades na Mealhada.

No que toca à tômbola digital, as senhas registadas foram em compras feitas no Intermarché da Mealhada, Casca de Nós na Mealhada (quarto e primeiro premiados), Companhia da Brasa na Mealhada e Talho Novo na Pampilhosa. Os valores dos prémios são os mesmos da tômbola física.

«Foi mais um ano claramente positivo, tendo em conta tratar-se de um período desafiante para as empresas», declarou, ao nosso jornal, Hugo Silva, responsável pelo pelouro das empresas e dinâmicas empresariais, acrescentando que «o Município e a Associação continuam expectantes nos bons resultados produzidos no que toca a aproximação do consumidor ao comércio local».

Para esta iniciativa, a Câmara da Mealhada aprovou um apoio de 3.500 euros à Associação Comercial e Industrial da Bairrada e Aguieira. Três mil euros para os valores dos prémios da tradicional Tômbola de Natal e 500 euros para o Concurso de Montras de Natal.

 

Mónica Sofia Lopes