A inauguração da reabilitação / ampliação do Jardim de Infância da Poutena, na freguesia de Vilarinho do Bairro, no concelho de Anadia, realizou-se na manhã de ontem, mas já desde o dia 8 de abril que as 39 crianças usufruem do novo espaço. O investimento de cerca de 190 mil euros, para realização das obras, foi feito pelo Município de Anadia, através de um contrato de comodato com o Centro Social, Cultural e Recreativo da Poutena, tendo também o projeto sido elaborado pelos serviços camarários.

«Investir em educação é sempre uma aposta segura e uma garantia de segurança para os pais que, neste caso, aqui deixam os filhos», referiu Cristina Oliveira, Delegada Regional de Educação da Região Centro, congratulando «o investimento do Município numa Instituição Particular de Solidariedade Social, o que não é muito frequente. É interessante esta vontade em dar melhores condições a este local». «Que estas 39 crianças cresçam felizes, contentes e muito saudáveis, porque mais importante que as paredes, é o que lá se passa dentro», desejou, concluindo ser «uma bênção vir a Anadia porque é sempre por estas boas razões».

Susana Costa, em representação dos encarregados de educação das crianças que frequentam o Jardim de Infância de Anadia, agradeceu «o esforço feito nesta obra, que era há muito tempo necessária». «Estamos ainda mais satisfeitos e tranquilos ao deixar aqui os nossos filhos todas as manhãs», disse, lançando o repto para que também se faça uma requalificação na Escola Primária da Poutena. «Pensamos no futuro das nossas crianças e sabemos que a escola, que funciona neste momento com cerca de 40 alunos, precisará também de uma intervenção», desafiou, aproveitando a oportunidade.

Com um investimento de cerca de 170 mil euros, acrescido de mais 17 mil para aquisição de material e apetrechamento da copa, o novo Jardim de Infância «era uma reivindicação dos pais, que são muito ativos, até pela ligação que têm com a própria instituição», declarou Maria Teresa Cardoso, presidente da Câmara de Anadia, enaltecendo o facto «de terem mantido as crianças, ainda num espaço mais reduzido da instituição, enquanto as obras decorreram durante cinco meses».

Recordamos que «o Jardim de Infância da Poutena integra a rede de estabelecimentos de educação e ensino da rede pública e encontram-se a funcionar em espaços do rés-do-chão do salão Prof.ª Maria Eugénia, propriedade do Centro Social, Cultural e Recreativo da Poutena, os quais careciam de obras de reabilitação e ampliação». A intervenção visou, assim, dotar o espaço de melhores condições, de forma a potenciar a receção de mais crianças naquele estabelecimento de educação, garantindo uma melhor qualidade e equidade de resposta.

A instituição, fundada em 1981, tem atualmente 30 pessoas em Lar, 35 em Serviço de Apoio Domiciliário, 50 em Centro de Dia, 20 em Atividades de Tempos Livres, 39 em Creche e 40 em Pré-escolar.

 

Mónica Sofia Lopes