Na passada sexta-feira, dia 22 de dezembro, ocorreu um acidente no cruzamento da saída sul da Pampilhosa, junto ao campo de futebol, numa altura em que os semáforos se encontravam intermitentes. O assunto foi espoletado na última reunião do executivo camarário, que se realizou esta quarta-feira, com o presidente da Autarquia a apelar “à cautela” dos condutores até a empresa proceder à substituição dos mesmos.
O acidente, na semana passada, deu-se às primeiras horas da manhã, envolvendo duas viaturas ligeiras e causando dois feridos ligeiros, os condutores das mesmas. “Os semáforos estão intermitentes há quase uma semana e este é um cruzamento muito perigoso, uma vez que a sinalização horizontal na estrada não é percetível e não ajuda a entender-se a regra da prioridade”, referiu, na ocasião, ao nosso jornal, João Pedro Marques, comandante dos Bombeiros Voluntários da Pampilhosa, no concelho da Mealhada, corporação que esteve no local com seis elementos e duas viaturas.
Na reunião do executivo, que se realizou na manhã de ontem, Sónia Leite, vereadora eleita pelo Partido Socialista, alertou para a situação, afirmando já terem havido “alguns acidentes”.
Em resposta, António Jorge Franco, presidente da Câmara da Mealhada, explicou que “os semáforos estão obsoletos, não dando para arranjar e a empresa que os vai substituir ainda não conseguiu fazê-lo”. O autarca acrescentou que foram colocados “sinais de perigo”, pedindo, contudo, à população “cautela” na passagem por aquele troço.
No mesmo âmbito, também o socialista José Calhoa alertou para “a falta de sinalização horizontal na estrada entre Barcouço e Santa Luzia”. “Houve dois capotamentos nos últimos dias, porque os carros vão à valeta e consequentemente capotam. É uma obra necessária e urgente, depois de vários apelos que recebi”.
António Jorge Franco corroborou da mesma preocupação, garantindo que “toda a freguesia de Barcouço está praticamente sem sinalização horizontal”.
Recordamos que, no dia 21 de dezembro, ocorreu um capotamento no Itinerário Complementar 2, em Sargento-Mor, entre um stand ali existente e os semáforos situados no cruzamento, que fez uma ferida ligeira, de 59 anos, a condutora da viatura.
Texto de Mónica Sofia Lopes
Imagem com Direitos Reservados