Avizinha-se o Soul Fitness, um evento promovido pela Divisão do Desporto e Educação do Município da Mealhada, com o apoio da Zona 231, que se realiza na vila de Luso, no próximo dia 28 de outubro, sábado, e que conta na organização com as bailarinas da região Bárbara Duarte, Jéssica Rodrigues e Carolina Piedade. Neste momento, a convenção conta já com perto de três centenas de inscritos, muitos deles vindos de vários pontos do país, desde Cantanhede, Leiria, passando pela Nazaré, Bragança, Entroncamento e até de Sintra. As inscrições continuam até ao próximo dia 15 de outubro e podem ser feitas através da plataforma online http://participacaopublica.cm-mealhada.pt/soulfitness/.

Durante um dia inteiro dezenas de bailarinos concelhios e regionais, mas também de renome nacional estarão no Pavilhão Municipal de Luso. Pedro Borralho «abre» o evento, junto da colega Mariana Luís, para uma master de DanceFit. Ele que, há quase duas décadas, participa como coreógrafo e bailarino, em programas televisivos, tais como, Achas que Sabes Dançar, Dança com as Estrelas, The Voice Portugal e Let’s Dance Portugal. Coreografou e participou em alguns videoclipes de nomes da música portuguesa, como o «Amor Ladrão», de Cuca Roseta e «O Nosso Povo», de Yolanda Soares. Mariana Luís, que participou em vários programas televisivos, tais como, Ídolos, Fator X, Got Talent e The Voice, lecionará uma aula de estúdio de dança adaptada, j´esgotada, onde estarão utentes do Centro de Santo Amaro, de Casal Comba, e da APPACDM de Anadia.

De Lisboa vêm também Inês e Vanda Gameiro, ambas com percurso internacional ligado ao mundo do samba, que darão uma master de Jazz e uma aula de estúdio de Ladies Styling. Numa parceria com o concurso Portugal a Dançar, Daniela Dias trará uma hora de Dancehall. António Máximo, bailarino da artista Blaya e que participou nos MTV Europe Music Awards em 2022, promoverá uma aula de Commercial.

A Convenção Soul Fitness Zona 231 conta também com bailarinos e instrutores da região. Fpower com Francisco Aleixo, Team Workout com Rui Rodrigues e Pilates com Sofia Silva dos ginásios FBox, R66 e Cross Company Mealhada. Haverá também uma master de samba com Alcides Ferreira, Inês Miranda, Raquel Rodrigues e Sara Faria, elementos das quatro escolas que desfilam no Carnaval Luso-Brasileiro da Bairrada. Jéssica Rodrigues, natural do concelho da Mealhada, mas que começa a dar passos a nível nacional na arte da dança, dará uma aula de Funk e Bárbara Duarte de Street231. Nas aulas de estúdio, praticamente todas esgotadas, estarão também Carolina Piedade, do Hóquei Clube da Mealhada, com Lyrical Jazz, e Débora Abreu, de Cantanhede, com Step.

O evento conta com 15 jovens do programa municipal Zona 231, terá dois jovens do curso de Multimédia da Escola Profissional Vasconcellos Lebre para captação de imagem e posterior edição e, no espaço de saúde e bem-estar, estarão formandos do Centro de Formação profissional de Coimbra CEFAD e representantes da clínica Naturalmed e da Bubbles Gym Wear. Entre as diversas masters, decorrerão participações da Escola Meia Lua, da Pampilhosa; do Hóquei Clube da Mealhada; e Dance With Heart.

A apresentação da convenção – que terminará, pelas 18h30, com uma aula de zumba aberta ao público, por Jennifer Campos, eleita recentemente Miss Portuguesa – fica a cargo de Joana Rodrigues e Vítor Fernandes. O Bar do Pavilhão, onde serão servidas refeições ligeiras, é explorado, como habitualmente, pelo Atlético Clube de Luso.

O Soul Fitness está acreditado pelo IPDJ com 1.8 créditos para a revalidação do título profissional de Técnico/a de Exercício Físico e Diretor Técnico.

 

«Um evento de qualidade nacional que se realiza na Mealhada», diz Hugo Silva

«Este é um evento de qualidade nacional que se realiza na Mealhada, onde pretendemos dar destaque aos intervenientes locais e concelhios, demonstrando-lhes que têm tanta importância e qualidade como os seus pares nacionais», enaltece Hugo Silva, vereador com o pelouro da Juventude na Câmara da Mealhada, que destaca a importância do evento, «não só pela promoção do concelho, mas por promover a atividade física, a saúde e o bem-estar».

«Felicidade e sorrisos» é o que o autarca espera que levem, no final do dia, todos os participantes. «Que as pessoas tirem partido da iniciativa, mas também da envolvência do Luso, até porque aqui o evento acaba por ter outro encanto», enfatiza, garantindo que «a riqueza desta convenção vem muito da adesão dos participantes locais e nacionais».

 

Mónica Sofia Lopes