O Dia Europeu do Turismo fica marcado pelo lançamento da APP “Itinerários Napoleónicos na Região de Coimbra” pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra. A app, que possibilita experiências de realidade aumentada, inclui a visita ao Convento de Santa Cruz do Bussaco, através da leitura de um QR Code.

Esta ferramenta digital possibilita o acesso a 19 experiências, uma em cada concelho pertencente à CIM – RC, com temáticas de realidade aumentada ativadas em totens informativos alusivas às Invasões Francesas. É aqui pode entrar no Convento de Santa Cruz do Bussaco, na Mata Nacional do Bussaco, percorrer as salas e saber a sua história, no Mosteiro de Santa Maria de Semide, em Miranda do Corvo e em outros tantos locais que integram a rota dos marcos napoleónicos.

Esta app foi desenvolvida no âmbito da iniciativa Marcos Históricos – Invasões Francesas – da candidatura Promoção dos Produtos Turísticos Integrados da Região de Coimbra, cofinanciada pelo Centro 2020, Portugal 2020 e União Europeia. (https://visitregiaodecoimbra.pt/wp-content/uploads/2022/12/mapa_cim_v5_compressed.pdf).

O Dia Europeu do Turismo é uma iniciativa da Comissão Europeia à qual a CIM-RC se associa enquanto parceira nacional na Agenda Urbana para o Turismo Sustentável.

 

Mealhada na Rota Napoleónica

O Município da Mealhada integra os Municípios da Rota Histórica das Linhas de Torres Vedras, juntamente com Almeida, Bombarral, Elvas, Lourinhã, Mortágua e Penacova. Recentemente assinalou o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, em parceria com a CIM Região de Coimbra, o Museu Militar do Buçaco, o Turismo de Portugal e com as Olimpíadas “Napoleão Bonaparte – O Princípio do Fim”, que tiveram por base o jogo de tabuleiro homónimo que procura dar a conhecer a história das Invasões Francesas.