Está na fase final o processo de candidatura à marca “Água | Pão | Vinho | Leitão. As 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada”, com mais de 32 entidades a submeterem-se à avaliação do júri para poderem ostentar as insígnias que atestam a qualidade dos produtos ao consumidor. A Gala 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada, que se realiza a 30 de novembro, na Adega Rama, no Carqueijo, será o momento de divulgação dos “selecionados”, que integrarão a marca nos próximos dois anos.
As visitas do júri, que terminaram na semana passada, são o culminar de um processo que visa selecionar os aderentes à marca nas diversas categorias: água, pão, vinho e leitão. Restaurantes, padarias, estabelecimentos hoteleiros, produtores vinícolas, assadores de leitão, cafetarias, entre outos, podem apresentar a candidatura aos quatro ícones da marca ou apenas aos que dizem respeito à sua atividade económica. Nesta edição, trinta e duas entidades candidatam-se a 78 selos de qualidade, cabendo ao júri a avaliação do cumprimento dos critérios para atribuição das insígnias da marca, da bandeira ao selo, que serão exibidos ao consumidor em cada um dos estabelecimentos.
“Ao encontrar estes ícones, o consumidor tem a garantia que encontrará à sua mesa a Água de Luso, com características únicas no mundo, um bom vinho, de produtores locais, com a Denominação de Origem Controlada Bairrada ou a indicação geográfica Beira Atlântico, o pão mais genuíno da Mealhada, de quatro bicos e cozido em forno a lenha, e o melhor leitão do país, criado, confecionado e servido com critérios que combinam os preceitos tradicionais com as exigências de segurança e higiene”, lê-se num comunicado municipal.
“O leitão posicionou a Mealhada na rota dos ícones da gastronomia e este processo reforça o posicionamento através da qualificação e excelência da oferta, numa aposta em experiências únicas e singulares à Mesa na Mealhada”, sublinha Filomena Pinheiro, vice-presidente da Autarquia da Mealhada.
A marca “Água | Pão | Vinho | Leitão. As 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada” foi criada pela Câmara Municipal, em 2007, com o intuito de valorizar e promover os quatro ícones gastronómicos de referência do concelho. A marca pretende garantir ao consumidor a autenticidade, tradição e qualidade destes quatro produtos, distanciando-os de outros que não são mais do que meras reproduções.
Júri composto por diversas entidades
Os distinguidos pelo júri serão conhecidos na Gala 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada, marcada para dia 30 de novembro, na Adega Rama, a partir das 19h00. O júri, e segundo a Autarquia, “avalia parâmetros como condições de higiene e segurança, modo de fabrico, relacionamento com o cliente e iniciativas de promoção dos produtos, sempre com vista à garantia de melhoria da qualidade dos produtos e serviços oferecidos a todos os que visitam o concelho da Mealhada. De forma a garantir a seriedade e independência de todo o processo, o júri é composto por diversas entidades, como a Turismo Centro Portugal, a AHRESP – Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, a Associação de Municípios Portugueses do Vinho, o Centro de Formação Profissional para o Setor Alimentar, a Comissão Vitivinícola da Bairrada, a Associação de Escanções de Portugal e o Turismo de Portugal, através da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, que coordena esta operação”.