A Confraria dos Enófilos da Bairrada vai realizar o seu XLIV Capítulo, que terá lugar este sábado, 26 de novembro, como habitualmente, no Hotel Palace do Bussaco, no concelho da Mealhada. Este ano a homenagem maior e entronização como Confrade de Honra recai sobre uma grande personalidade do vinho em Portugal, Vasco D`Avillez.

Nascido em Cascais, em 1948, Vasco D`Avillez possui cidadania portuguesa e canadiana. Licenciou-se em Ciências Sociais e Políticas, na Universidade Técnica de Lisboa, em 1973. Filiado em diversas confrarias portuguesas, entre as quais a Confraria do Vinho do Porto, foi eleito no ano 2000 presidente da ViniPortugal, onde serviu por três mandatos.

Em 2008 foi condecorado pela República Francesa, com a Comenda da Ordem de Mérito Agrícola. Em 18 de dezembro de 2014 foi reeleito presidente da Comissão Vitivinícola da Região dos Vinhos de Lisboa. Em dezembro de 2015 foi condecorado com a Comenda da Ordem do Mérito Agrícola, pelo Presidente da República. Em abril de 2016 foi eleito “Personalidade do Ano” pela Associação dos Municípios Portugueses do Vinho. Em 2017 foi, igualmente, ordenado Diácono pelo Bispo de Lisboa, Cardeal-Patriarca, D. Manuel Clemente.

“Serve os vinhos portugueses há mais de cinco décadas e é uma das mais importantes e interventivas personalidades do sector em Portugal”, enaltece a Confraria dos Enófilos da Bairrada, “uma associação fundada em 1979 por insignes homens e mulheres da região, que visa a defesa, promoção e divulgação do vinho da Bairrada, sendo, atualmente, a mais antiga Confraria nacional em atividade”.

Uma das atividades desta Confraria é, anualmente, na cerimónia do Capítulo, entronizar e dar as boas-vindas aos novos Confrades e Confreiras, pessoas de destacados méritos e com apreço pelos vinhos da Região Bairrada.

 

Fotografia de Arquivo da autoria de José Moura