O concurso Escolíadas Glicínias Plaza vai regressar aos palcos, na Primavera de 2022, pondo fim a uma paragem forçada de dois anos imposta pela Covid-19. Para a 31.ª edição do certame, a organização espera um número de inscritos superior a dois mil alunos e professores oriundos de mais de vinte escolas secundárias e similares dos distritos de Aveiro, Coimbra, Leiria, Guarda e Viseu.

Recorde-se que o concurso Escolíadas é composto por provas de teatro, música, dança, artes plásticas, cultura geral e claques. Segundo Cláudio Pires, presidente da direção da Associação Recreativo-Cultural Escolíadas, “o objetivo principal do certame é o da inclusão da arte na educação, através da educação não formal”.

O concurso Escolíadas, que é encarado por diversos professores como um complemento ao percurso letivo dos alunos, pretende oferecer “um espaço de experimentação artística e cultural aos alunos do ensino secundário, facultando-lhes acesso às melhores salas de espetáculos da região, disponibilizando todos os meios humanos e materiais da associação e das respetivas salas, proporcionando oportunidades únicas a todos os envolvidos no projeto”.

Para a edição de 2022, estão já confirmados espetáculos na Figueira da Foz, Ílhavo e Mealhada, com o apoio das autarquias locais.

As inscrições para as escolas irão abrir até ao final do mês de outubro, prolongando-se até janeiro de 2022, e os interessados podem consultar o sítio na internet https://escoliadas.com/.

 

 

Imagem com Direitos Reservados