A cerimónia de divulgação e entrega dos Prémios do guia Boa Cama Boa Mesa, do Expresso, aconteceu ontem, dia 14 de junho, na Quinta da Pimenteira, em Lisboa. O restaurante Rei dos Leitões, situada na Mealhada, recebeu o ‘Garfo de Platina’. Um feito conseguido depois de receber, durante quatro anos consecutivos, ‘Garfo de Ouro’ – 2017, 2018, 2019 e 2020. Uma conquista que chega num ano difícil para o setor da restauração, um dos mais fustigados pela pandemia da Covid-19.

Cumprindo todas as regras da DGS, o Rei dos Leitões nunca chegou a parar, levando as iguarias a casa dos clientes, em regime de take away e entregas ao domicílio, de norte a sul do país. Assim que puderam reabrir o restaurante, fizeram-no com novas infraestruturas exteriores: uma grande alameda em calçada e pontos de descanso e sombra, numa primeira fase; e com a criação de um espaço para refeições ao ar livre ao qual deram o nome de La Terraza do Rei.

“O objetivo de António Paulo Rodrigues, com o empenho de Licínia Ferreira, elevou o restaurante ao patamar de referência nacional. Boas memórias podem vir do espaço, cada vez mais elegante e confortável, do pairing enogastronómico ou do serviço de excelência. Entra-se a vencer no couvert, com pão e o azeite da região, manteiga das Marinhas, queijo de Azeitão e vinagre do rei. Os chefs Luís Apóstolo e José Capela sabem que o leitão é intocável, m as espevitam os sentidos com outras carnes de superior qualidade, peixes e mariscos frescos, e novas combinações. Dos ovos rotos trufados ao boqueirão em salga de citrinos, à caldeirada de línguas de bacalhau e à panacotta de fígado de tamboril, importa arriscar. Acrescente-se a nova esplanada, as duas salas privadas e o clube Círculo Privado, as 3500 referências vínicas (cerca de 1200 da Bairrada) e a loja de produtos autóctones. Em pandemia, distribuiu-se uma vasta carta e a garrafeira por todo o país e selaram-se parcerias com os restaurantes O Solar dos Presuntos e Os Lusíadas para entregar leitão.”, assim é descrito o Rei dos Leitões pela Boa Cama Boa Mesa.

Recorde-se que o Rei dos Leitões conta já com variados prémios no seu curriculum. Em destaque, o ‘Prémio David Lopes Ramos’, atribuído à dupla Licínia Ferreira e Paulo Rodrigues nos ‘Prémios Grandes Escolhas’ – trata-se de um dos mais prestigiantes galardões, uma vez que é atribuído a personalidade(s) que dão um importante contributo ao mundo da gastronomia –; e a eleição como ‘Melhor Restaurante da Europa 2019’ (Best European Restaurant) pelo Conselho Europeu de Confrarias Enogastronómicas (CEUCO).