O concelho de Oliveira do Bairro conta com 47 novos abrigos em paragens de autocarro, uniformizando a imagem destes equipamentos e garantindo a comodidade e segurança dos seus utilizadores. Susana Martins, vereadora do Município de Oliveira do Bairro, responsável pelo pelouro dos Transportes, referiu que “destes 47, foram aproveitados 19 abrigos já existentes e recolocados outros três, dando resposta a uma necessidade premente de muitas pessoas, em especial das crianças que diariamente utilizam os transportes públicos regulares e especializado, para se deslocarem aos seus estabelecimentos de ensino”.

Os abrigos já colocados foram praticamente todos instalados em espaço público, à exceção de um caso, em que houve a cedência por parte do proprietário da área de terreno necessária.

Para uma segunda fase, está prevista a colocação de mais 44 abrigos, todos em terrenos privados, e a autarca de Oliveira do Bairro deixou um apelo para que os proprietários “cedam a área necessária, em benefício dos utilizadores dos transportes, que são na sua maioria idosos e crianças”.

Susana Martins aproveitou ainda para “deixar uma palavra de agradecimento às Juntas de Freguesia pelo apoio prestado, não só na identificação dos locais, mas também na construção das bases para a instalação desses equipamentos”.

Relativamente às estruturas dos abrigos, a vereadora explicou que “foram escolhidos materiais que respondessem à componente estética, mas também que fossem de qualidade e com durabilidade”. Ainda de acordo com a Vereadora, “nos locais com passeio mais estreitos, foram colocados abrigos sem laterais, de forma a não impedir a passagem de pessoas em cadeiras de rodas ou, por exemplo, com carrinhos de bebés, respeitando a legislação relativa à acessibilidade”.

Atualmente, o concelho de Oliveira do Bairro tem ao dispor dos seus munícipes e visitantes vários percursos de transporte público, com cerca de 114 paragens em todas as suas quatro freguesias.

Ainda nesta área, refira-se que o concelho está servido pelo TOB – Transportes de Oliveira do Bairro, um serviço de transporte urbano promovido e suportado pela autarquia, com o intuito de servir a população que não dispõe de meios de mobilidade própria ou que prefere esta forma de deslocação para circular no concelho.

 

 

Fonte: Município de Oliveira do Bairro