A Câmara Municipal de Anadia vai avançar com a requalificação e reestruturação do Centro de Saúde de Anadia. O lançamento do concurso público para a empreitada foi aprovado. em reunião de executivo municipal, tendo como valor base 1.303.844,28 euros, com um prazo de execução de dez meses.

O Município pretende com esta intervenção “sanar algumas patologias de construção, por forma a melhorar, substancialmente, as condições de funcionamento e de conforto deste equipamento de saúde, dotando-o de meios modernos e funcionais, permitindo um acesso aos cuidados primários de saúde com maior qualidade e adaptado às novas exigências”.

Segundo um comunicado de imprensa da Autarquia, “o projeto visa a melhoria das condições de trabalho dos profissionais de saúde, valorizando significativamente as instalações, permitindo, dessa forma, colmatar as disparidades territoriais ainda existentes, em matéria de acesso e da qualidade assistencial da rede pública de saúde, com vista à satisfação integral, a nível municipal e regional, das necessidades em saúde da população”.

“A reestruturação tem em vista a criação de condições físicas para a implementação de uma USF – Unidade de Saúde Familiar, bem como de um gabinete dedicado à saúde oral, dotado dos equipamentos necessários ao seu bom funcionamento”, continua o mesmo documento, que acrescenta que “para além da reorganização e adaptação de alguns espaços, será também feita a remodelação da instalação da rede e a substituição de todos os equipamentos de climatização e ventilação. No que respeita às águas quentes, será concebido um sistema solar de aquecimento, explorando a energia do sol, com apoio de uma caldeira mural e um depósito de 500 lts, permitindo triplicar os banhos necessários aos profissionais de saúde. Vai ser instalado um parque fotovoltaico, com 42 painéis solares, estando também prevista a criação de um posto de carregamento rápido de veículos elétricos, com uma alimentação de energia elétrica proveniente do parque fotovoltaico, diminuindo assim o impacto ambiental”

A parte exterior também será alvo de uma intervenção, nomeadamente a reabilitação de pavimentos degradados, relativos a zonas de circulação automóvel e de circulação pedonal, a construção de novos passeios, reabilitação dos muros de vedação e suporte de terras e instalação de nova sinalização horizontal e vertical para as vias de circulação automóvel.

O projeto de requalificação e reestruturação do Centro de Saúde de Anadia foi realizado em colaboração e com o acompanhamento do Departamento de Instalações e Equipamentos da Administração Regional de Saúde do Centro.

A presidente da Câmara de Anadia, Maria Teresa Cardoso, realça “a importância desta intervenção”, sublinhando que a oportunidade do lançamento desta empreitada tem em conta também “a oportunidade aberta” pelos Fundos Comunitários que “permitirá ao Município submeter candidaturas a eixos e medidas que aceitam estas áreas de intervenção, possibilitando alcançar a comparticipação financeira para a sua intervenção, aliviando assim o encargo financeiro à Câmara Municipal”.