As salas de 1 ano A e 2 anos A da Casa da Criança da Santa Casa da Misericórdia da Mealhada (SCMM) estão, desde hoje, 5 de novembro, temporariamente encerradas, devido à deteção de um caso de Covid-19 positivo. A pessoa infetada é uma colaborada da instituição que já está em isolamento. A SCMM está, em articulação com a Autoridades de Saúde, a implementar as medidas recomendadas para o controlo de transmissão de SARS-CoV-2.

“Uma das colaboradoras da SCMM que, na semana passada, prestou serviço regular nestas salas testou positivo para a covid-19”, explica Bruno Peres, Diretor-geral da SCMM, acrescentando: “assim que tivemos conhecimento desta realidade atuámos de imediato. Entre ontem e hoje de manhã testamos todos os outros funcionários da Casa da Criança – com testes serológicos, de acordo com o protocolo municipal – e agora estamos a passar à Delegada de Saúde os nome e contactos das crianças e respetivos pais, para que possa ser feito o acompanhamento e vigilância dos sintomas”.

“Para já, não há mais casos positivos entre os colaboradores da Casa da Criança, mas estamos muito vigilantes e atentos não só ao escrupuloso cumprimento de todas as regras de prevenção e segurança, como também aos sinais de possíveis casos”, frisou o responsável. Se não houver novos casos, as duas salas poderão regressar ao normal funcionamento já na próxima segunda-feira, “depois de despistados todos os sinais de alarme e controlados todos os riscos, pois a saúde e segurança das nossas crianças e colaboradores é a nossa prioridade – tudo faremos para salvaguardá-los”, afirma.

Bruno Peres deixa, ainda, um alerta final: “O número de casos de infetados por COVID-19 no nosso concelho está a aumentar a grande velocidade e apesar de todas as medidas implementadas, começam a surgir colaboradores infetados na nossa instituição e muitos contactos diretos com pessoas infetadas. É importante que, também fora da instituição, dentro da nossa comunidade de utentes, as regras de segurança sejam cumpridas por todos. O crescimento ou decréscimo do número de infetados está dependente de cada um de nós. Apelamos, uma vez mais, ao cumprimento das normas básicas de contenção. Proteja-se e proteja os outros. Contamos com a colaboração de todos!”

A SCMM pede “a todos os elementos da comunidade educativa que se mantenham, como sempre, atentos ao surgimento de sintomas suspeitos de COVID-19. No caso de estes se verificarem, por favor, não tragam as crianças para a Casa da Criança/ATL e contactem o SNS24”.

 

 

Fonte: Santa Casa da Misericórdia da Mealhada