O Município de Anadia associou-se à campanha de vacinação gratuita contra a gripe sazonal aos munícipes com mais de 65 anos, no âmbito de um protocolo de colaboração celebrado com a Associação Dignitude, com vista à implementação do Programa “Vacinação SNS Local”, que surge no contexto da pandemia COVID-19.

De acordo com o documento a autarquia de Anadia assume 90% do valor do custo da administração destas vacinas nas farmácias do concelho que aderiram a este programa, num investimento municipal que ronda os 9 mil euros e que abrangerá cerca de quatro mil beneficiários.

Os munícipes que pretendam ver administrada a vacina contra a gripe nas farmácias, apenas terão que, previamente, se inscrever na farmácia escolhida e agendar a respetiva toma, sem qualquer custo.

A adesão do Município a esta iniciativa vai permitir que mais pessoas tenham acesso à vacina da gripe, de forma gratuita, através da rede de farmácias atualmente existente no concelho de Anadia, em complemento aos serviços prestados pelo Centro de Saúde, em matéria de administração de vacinas.

Segundo os números divulgados no site da Pordata, no concelho de Anadia estão registados cerca de 7500 pessoas com 65 anos ou mais. De acordo com os registos municipais, destas, 1200 encontram-se integradas em respostas sociais, sendo que a estes já lhes foi administrada a vacina contra a gripe.

No concelho de Anadia as Farmácias aderentes são: Alda Baptista (Vila Nova de Monsarros), Andrade (Mogofores), Duarte (Candeeira – Avelãs de Cima), Gina (Amoreira da Gândara), Júlio Maia (Anadia), Margarida (Vilarinho do Bairro), Mendes de Vasconcelos (Vilarinho do Bairro), Rangel (Avelãs de Caminho), São José (Sangalhos), Termal (Curia) e Triunfo (Paredes do Bairro).

 

 

Fonte: Município de Anadia