Um dos assuntos focados na sessão da Assembleia Municipal de Anadia, que se realizou na tarde de 18 de junho, foi a da resposta «rápida» do Município no combate à pandemia por covid-19. O apoio de material às IPSS e de máscaras à população, bem como a redução na cobrança de água e a isenção do pagamento de rendas a comerciantes que estão em espaços do Município foram algumas das medidas focadas na sessão.

«Todos nós recebemos a nossa conta de água este mês e está lá zero. Isto só é possível porque as águas são do Município. É algo que os nossos concelhos vizinhos não o conseguem fazer», destacou José Manuel Carvalho, do MIAP. «Uma excelente medida do MIAP, só possível», e segundo João Gaspar, do PSD, «devido a uma implementação tomada pelo PSD quando estava na Câmara Municipal».

Uma decisão, contudo, que não agrada ao PCP. «Acho que a medida da água não devia ser para todos, mas sim para aqueles que mais necessitam, até para precaver os meses difíceis que se avizinham», referiu Rui Bastos. Declaração à qual Teresa Cardoso respondeu que «todos, de uma maneira ou de outra, sentiram dificuldades com esta pandemia».

Já sobre a isenção do pagamento da renda a alguns lojistas, a autarca explicou que só o conseguem fazer relativamente aos espaços públicos. «Não conseguiríamos isentar todas as pessoas que têm um senhorio», afirmou, declarando que «estas medidas não cabem às autarquias», mas sim ao Estado, que apenas «anunciou prorrogações de prazos e empréstimos». «A Câmara dentro das suas limitações financeiras atuou», acrescentou a autarca, referindo-se, por exemplo, às isenções na água, saneamento e resíduos sólidos; apoio em ações promocionais do comércio local; e selo seguro.

Por outro lado, concluiu Teresa Cardoso, «só em Equipamentos de Proteção Individual às 18 IPSS o valor gasto já deve rondar os 23 mil euros».

 

Texto de Mónica Sofia Lopes

Imagem com Direitos Reservados