O Comando Territorial de Aveiro, através do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Águeda, no dia 26 de maio, capturou uma cobra rateira, Malpolon Monspessulanus, com cerca de metro e meio de comprimento, em Albergaria-a-Velha.

Após uma denúncia, os militares da Guarda encontraram a cobra que estava atrás de um móvel da cozinha, na habitação da denunciante. Em virtude do animal não apresentar qualquer ferimento, os militares do NPA de Águeda restituíram a cobra ao seu habitat natural.

Também no mesmo dia, o Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Anadia, capturou uma segunda cobra rateira, Malpolon Monspessulanus, com cerca de metro e meio de comprimento, no interior de uma residência, na localidade de Ribeiro – Sangalhos. Após verificação do estado do animal, e como não apresentava ferimentos, o mesmo foi restituído seu habitat natural.

A cobra rateira, Malpolon Monspessulanus, alimenta-se à base de ratos, aves pequenas, lagartos e outras espécies de cobras sendo o réptil cuja área de distribuição melhor se ajusta ao domínio biogeográfico do Mediterrâneo Ocidental, distribuindo-se amplamente em todo o território nacional, sendo apenas escassa ou mesmo ausente nas zonas de menor altitude da faixa costeira de influência atlântica, entre Leiria e o Porto, e cujo período de hibernação é francamente amplo, desde meados de outubro até meados de março, período a partir do qual o registo de ocorrências envolvendo esta espécie é mais frequente.

 

 

Fonte: Guarda Nacional Republicana