O vinho tinto da São Domingos Garrafeira 2011 recebeu uma panóplia de elogios na prova online, que decorre na tarde do passado dia 20 de Maio. Um «encontro» que reuniu cerca de sete dezenas de participantes, oriundos de vários pontos do país, e que marcou a segunda prova à distância promovida pelas Caves São Domingos, de Anadia.

«Vinho complexo, a fazer lembrar especiarias e cacau», «acidez fantástica», «elegância, mas poderoso e com alma», «forte e vigoroso», «atraente, maduro e encorpado» e «um excelente exemplar daquilo que a Bairrada sabe fazer de melhor». Foram muitas das declarações proferidas sobre «o vinho com sete anos de garrafa» que promete «longevidade e ser ainda melhor daqui a cinco anos».

Na sessão estiveram representantes de diversas entidades, espalhadas por todo o país, tais como, Prova Cega (Caminha), Restaurante Real (Mira), a Wine Director do Yeatman Hotel, Garrafeira Wines 9297 (Lisboa), Churrasqueira Rocha (Mealhada), Wine & Fado (Lisboa), Garrafeira Dom Vinho (Coimbra), Restaurante Gafanhoto (Gafanha) e Restaurante Bacalhau & Afins – Aveiro. Para além disso, a prova online foi comentada por enófilos, escanções, jornalistas e bloggers.

«O ano de 2011 não foi fácil. Estiveram temperaturas acima da média e muita precipitação. Nesse ano, as Caves São Domingos deitaram no lixo sete toneladas e meia de baga», referiu César Almeida, técnico de viticultura das Caves, definindo o «terroir» como uma das características mais importantes dos vinhos. «É o sol e o clima, mas é também a mãos das pessoas», enalteceu, elogiando o trabalho da enóloga Susana Pinho: «Conseguiu fazer um bom vinho, num ano mau».

Sobre as características do vinho, Alexandrino Amorim, administrador das Caves, descreve que «a colheita das uvas foi manual, para caixas de vinte quilos, procedendo-se ao desengace total das uvas e à fermentação separada das castas, a temperatura controlada de 27ºC, em cuba inox, realizando duas remontagens diárias durante 15 dias. Após concluída a fermentação maloláctica, o vinho estagiou durante nove meses em barricas de carvalho francês».

A sessão, realizada na plataforma zoom, pode ser agora vista no youtube procurando por «Prova Online Vinho Tinto SÃO DOMINGOS Garrafeira 2011 Bairrada Doc».