No contexto de confinamento em vigor desde quinta-feira, 17 de março de 2020, a Uber reforça o seu compromisso em garantir a segurança de todos os utilizadores e anuncia plano para apoiar motoristas, utilizadores, restaurantes e parceiros de entrega que optam por continuar a utilizar as aplicações Uber e Uber Eats.

 

Reforço de segurança nas aplicações Uber e Uber Eats

 

No seguimento da publicação das medidas aplicáveis durante o Estado de Emergência partilhamos novas recomendações sobre como viajar, entregar e recolher refeições em segurança.

 

Relembramos que só devem ser realizadas viagens em caso de necessidade e apenas pelos motivos permitidos durante o Estado de Emergência, como por exemplo: aquisição de bens e serviços de primeira necessidade, prestação de auxílio a familiares, situações de emergência ou prática de atividade laboral que não seja possível realizar em teletrabalho.

 

Implementámos um conjunto de iniciativas para reforçar a  segurança dos serviços prestados através da aplicação da Uber, tais como:

  • Entregas de refeições sem contacto: Implementação de medidas para permitir a entrega sem contacto entre todas as partes: funcionários do restaurante, parceiros de entrega e utilizadores. Pedimos aos restaurantes para organizar a entrega de pedidos numa área dedicada e ajustámos o número de pedidos na aplicação Uber Eats para limitar o número de parceiros de entrega que aguardam pedidos no mesmo restaurante, de forma a garantir que as regras de distanciamento social são respeitadas. Para o utilizador, basta selecionar a opção de entrega “Deixar à Porta” para que o parceiro de entrega receba essa informação.
  • Restrição de lotação e de acesso ao banco dianteiro: Comunicámos a todos os operadores TVDE as novas restrições em vigor durante o Estado de Emergência, nomeadamente que nenhum utilizador pode ocupar o banco dianteiro junto ao motorista e que deve ser assegurada a renovação do ar interior do veículo e a limpeza das superfícies. Restringimos também a lotação dos veículos TVDE disponíveis na aplicação passando a capacidade máxima dos produtos UberX, UberGreen, UberComfort e UberBlack a ser de 3 utilizadores e do UberXL a 5 utilizadores.
  • Comunicação frequente e relevante: Estabelecemos uma comunicação frequente com todos os nossos parceiros – operadores TVDE, restaurantes e parceiros de entrega – para facilitar o fluxo de informações relevantes fornecidas pelo Governo e pela Direção Geral da Saúde e, para que deste modo, que seja mais rápida  a implementação das medidas de segurança recomendadas.
  • Apoio à adoção de medidas de higiene e segurança: Partilhámos com todos os parceiros de entrega as boas práticas de prevenção sanitária para a entrega de refeições ao domicílio, de maneira a incentivar que sejam tomadas as devidas acções de higiene e evitado o contacto físico em todos os momentos do processo, seja na recolha do pedido ou na sua entrega. Adicionalmente garantimos um reembolso de até 25€ a cada parceiro de entrega na compra de todos os produtos sanitários mediante a apresentação de um recibo.

 

Novas soluções para o Estado de Emergência

Finalmente, desenvolvemos um conjunto de iniciativas para ajudar os parceiros Uber e Uber Eats e criámos soluções para dar resposta às necessidades dos Portugueses durante o período do Estado de Emergência.

 

Nova solução para motoristas e operadores TVDE Uber: Uber Drop-Off

A Uber está a desenvolver uma nova solução B2B, o Uber Drop-Off. Este produto está a ser desenvolvido em Portugal para ajudar a escala e a capacidade logística de retalhistas e empresas de bens de consumo a terem entregas eficazes com a comunidade de motoristas que viaja com a Uber em Portugal.

 

“Trabalhamos todos os dias para apoiar a nossa comunidade de utilizadores e motoristas durante este momento difícil. A partir de agora, abrimos a nossa aplicação para ajudar grandes retalhistas e pequenos comerciantes a entregar os seus produtos em casa dos Portugueses, assim como ajudar os motoristas e parceiros a ultrapassar esta fase que o país atravessa.”

Manuel Pina, Diretor Geral da Uber em Portugal

 

Soluções para utilizadores, restaurantes e parceiros de entrega Uber Eats

“Neste contexto difícil para todas as pessoas, a nossa principal prioridade é a segurança de todos os utilizadores da aplicação, sejam parceiros de entrega, restaurantes parceiros ou utilizadores. Também queremos continuar a apoiar e acompanhar o melhor possível as pessoas e restaurantes parceiros que optam por continuar a usar a aplicação Uber Eats, oferecendo uma série de ações concretas e investimentos dedicados”, refere Mariana Ascenção, Diretora de Comunicação da Uber em Portugal

 

 

  • Removemos a taxa de entrega até dia 3 de Abril, em todos os pedidos, todos os dias. Para usufruir basta entrar na aplicação do Uber Eats e inserir apenas uma vez o código TAXAGRATIS no separador “Promoções”, dentro da secção “Conta”. Acreditamos que com esta medida, integralmente suportada pela Uber, estamos a tornar a entrega ao domicílio ainda mais acessível para os portugueses e, com este aumento da procura, a apoiar todos os restaurantes que continuam a usar a aplicação para compensar o encerramento dos seus espaços físicos, assim como a promover o aumento de rendimento dos parceiros de entrega.
  • Para facilitar a gestão de tesouraria dos mais de 3000 restaurantes parceiros, 70% dos quais são restaurantes independentes, passámos a disponibilizar a opção de transferência diária dos valores faturados através da aplicação (dias úteis), em vez da cadência normal de uma vez por semana. Em breve, iremos também disponibilizar a opção de transferência diária para os nossos parceiros de entrega.
  • Removemos as taxa de acesso e ativação de conta para todos os restaurantes que adiram à aplicação durante o Estado de Emergência (até 3 de Abril). Para os restaurantes que já iniciaram a sua parceria com o Uber Eats, as taxas de ativação a cobrar durante este período serão também dispensadas.
  • Acelerámos o processo de ativação de todos os restaurantes através da implementação de deum processo de ativação remoto e automatizado e da criação de uma equipa dedicada ao registo de novos parceiros que pretendam oferecer os seus pratos ou produtos através da aplicação, permitindo a ativação em um tempo médio de 2 dias úteis, devido a. Decidimos também dar a possibilidade aos restaurantes parceiros de adiar as sessões fotográficas.
  • Estamos também a trabalhar para que os utilizadores Uber Eats tenham em breve acesso a produtos de conveniência através da aplicação.

 

 

Imagem: postcardtrip (https://pixabay.com/pt)