Cerca de 40 participantes assistiram à iniciativa As Mulheres do século XXI – Conversa Comunitária e Leitura de Poemas sobre as Mulheres, que decorreu no auditório da Biblioteca Municipal de Cantanhede, no dia 11 de março.

O evento, inserido no projeto “Tardes Comunitárias: Dar + Vida aos Anos”, teve a sua apresentação a cargo de Elsa Ligeiro, responsável pela produtora cultural Alma Azul. Na sessão, a oradora partilhou com os presentes vários poemas e trechos de escritores e poetas portugueses sobre a Mulher, refletindo em conjunto sobre a condição feminina na atualidade.

A sessão teve ainda a participação de Urtélia Silva, professora reformada, e de elementos Clube de Leitura da Biblioteca Municipal de Cantanhede, que leram poemas de temáticas relacionadas com a Mulher.

A Alma Azul foi criada, em Coimbra, no ano de 1999, por Elsa Ligeiro. É uma produtora de atividades culturais que tem na edição (revistas e livros) oitenta por cento do seu trabalho.

Tem editado parte da obra de Fernando Pessoa, Mário de Sá-Carneiro, Eça de Queirós, Raul Brandão e Machado de Assis, entre muitos outros autores de Língua Portuguesa, mas também Antologias de poetas brasileiros e espanhóis, resultado de dois Encontros realizados nas cidades de Coimbra e Castelo Branco.

Utiliza grande parte das obras que edita como suporte das suas atividades de promoção e divulgação da Leitura em Bibliotecas Municipais, Centro Culturais e outros espaços públicos.

 

Coleção Literatura Portátil

O grande projeto da Alma Azul é tornar a leitura um ato quotidiano e acessível ao maior número de portugueses. Criou para o efeito uma coleção de grande sucesso – Literatura Portátil – da qual já editou 57 títulos que, mais do que uma edição de bolso, propõe múltiplos e diversificados conteúdos literários, como o conto, a antologia de poesia e a crónica de viagem. Estes livros, com um preço acessível, reduzidos no formato e muito acessíveis, pretendem ser um bom encontro literário para jovens ou para pessoas sem hábitos de leitura.

Tendo como matriz a Literatura, a Alma Azul procura um diálogo com outras artes, como o Cinema, o Teatro e a Fotografia.

 

Em Tardes Comunitárias

Nesse âmbito, todas as quartas-feiras, entre as 14h30 e as 17h30, irão decorrer ações que podem incidir em exercícios de ginástica e outros desportos ou em debates em torno de matérias tão diversificadas como a saúde e segurança, literatura, artes plásticas, turismo e a proteção civil, entre outras, nalguns casos a partir da análise de documentos ou da projeção de filmes. Por outro lado, estão previstas atividades de acentuada componente lúdica, como visitas guiadas, debates literários, ou apenas convívio social ativo.

Os interessados podem comparecer livremente à primeira edição, durante a qual devem formalizar a sua inscrição, o que é possível fazer também na Casa Francisco Pinto, na Rua António José de Almeida nº 3, em Cantanhede, ou através do telefone 231 410 123 e do e-mail tardescomunitarias@cm-cantanhede.pt.

O programa terá, assim, uma componente didática e formativa destinada a estimular o interesse de quem dispõe de tempo mas que geralmente dispõe de grandes oportunidades de ocupação a esse nível.

Na prática, o que se pretende é “Dar Mais Vida aos Anos” proporcionando oportunidades de valorização e realização pessoal para um público com mais de 55 anos e percursos de vida diversificados, através de encontros em que é dada também a possibilidade de partilharem a sua experiência e saber com outras pessoas.

 

 

Fonte: Município de Cantanhede