Cerca de três dezenas de empresas, associações e até escolas estão unidas, desde ontem, dia 8 de junho, por uma “Anadia + Verde”, uma Feira do Ambiente, que se realiza no centro da cidade e é organizada pelo município anadiense. O certame, de entrada livre, termina ao final da tarde de hoje, sábado.

Produtos e refeições biológicos, soluções ecológicas, protecção do meio ambiente e turismo de Natureza estão em destaque na 4.ª Feira do Ambiente “Anadia + Verde”, que se realiza até ao final da tarde de hoje, sábado, 8 de junho. “Esta feira é o corolário de um conjunto de iniciativas que o Município tem desenvolvido em prol do ambiente”, disse, ontem, na cerimónia inaugural Lino Pintado, vereador na Câmara de Anadia, acrescentando que o certame é uma forma “dos produtores mostrarem a mais valia ambiental dos seus produtos”.

O arranque da feira teve início com um momento teatral por parte de alunos do Centro de Escolar de Arcos, em parceria com a Associação Florestal do Baixo Vouga. “O ensinamento começa nas nossas escolas, com os mais pequenos”, começou por dizer Teresa Cardoso, presidente da Autarquia, garantindo ser sempre com “muita satisfação” que se criam projetos e iniciativas de cariz ambiental.  “Em casa, muitas vezes, não temos tempo de pensar nestas coisas, mas as nossas crianças relembram-nos sempre estas causas”, enfatizou a autarca.

Já sobre o certame, Teresa Cardoso destacou a sua dimensão, que cresce “de ano para ano”, num espaço onde se “fala de floresta, reciclagem, alimentação saudável e exercício físico”.

Hoje, sábado, 8 de junho, durante a manhã, decorreu um passeio interpretativo a um dos “ex-líbris” da cidade, o Monte Crasto, e também ao Montouro. O passeio iniciou-se no recinto da feira. Uma hora mais tarde seguiu-se a Hora do Livro pela Biblioteca Municipal de Anadia.

À tarde, pelas 15 horas, o certame será palco de um encontro de automóveis eléctricos, no qual serão explicadas e demonstradas as vantagens e mais-valias deste tipo de veículos, seguindo-se um passeio com início no recinto da feira.

Pelas 16h 30m realiza-se a oficina “Sobreiro e o ciclo da cortiça”, pela Associação Portuguesa da Cortiça e Quercus, na tenda “Anadia + Verde” e, pelas 17h 30m, uma mesa-redonda, intitulada «Ambiente, Agricultura e Sustentabilidade», onde estarão Patrícia Cardoso (Ervas do Casal), Valdemiro Pereira (Aidos da Vila), José Vieira (Associação Florestal do Baixo Vouga), Joaquim Lima (Associação Portuguesa da Cortiça), Pedro Sousa (Quercus) e Albertino Oliveira (Sedacor).

 

Mónica Sofia Lopes

Galeria de fotografias em https://www.facebook.com/bairradainformacao/