HMB, Piruka, Jimmy P., Miguel Araújo, Toy, Os Azeitonas, Anjos, José Cid e um cartaz forte de “disc-jockey’s” são as grandes atrações do Palco principal Rei dos Leitões, onde se juntam três noites inteiramente dedicadas a entidades culturais concelhias: filarmónicas, ranchos folclóricos e escolas de samba. Para o Palco secundário Bongás está prevista a passagem diária de coletividades e grupos do concelho.

A festa começa hoje, sexta-feira, com a subida ao palco principal, a partir das 22h 30m, dos HMB, seguindo-se os DJ Damn Sisters e PSI. No sábado, a noite é de Piruka e Jimmy P. e dos DJ Lu Iglésias e Nuno Piolho. Miguel Araújo é o cabeça de cartaz na noite do dia 9, culminando com os DJ Lady Van e João Maçãs; e no Dia de Portugal, segunda-feira, 10 de Junho, Toy e o DJ Nuka serão as principais atracções do certame.

Na sexta-feira, dia 14, os cabeças de cartaz são Os Azeitonas e os DJ Olga Ryazanova e Rheitor; no dia seguinte, decorrerá uma “Noite Branca” pelos idosos da Misericórdia da Mealhada, uma actuação que acontece antes do concerto dos Anjos. Para a meia-noite está prevista uma festa da espuma com os DJ Braulio e David Silva e ainda dança com os Khaos Crew. No último dia do certame, domingo, 16 de junho, José Cid acompanhado de Big Band fará as honras musicais do certame que encerra com o DJ António Machado.

Haverá ainda, no palco principal, três noites exclusivamente dedicadas a grupos concelhios. Na terça-feira, dia 11, estarão em palco cerca de uma centena de músicos das Filarmónicas Pampilhosenses e Barcoucense, acompanhados pelos cantores Sara Silva (que participou no “The Voice Portugal” em 2015) e Diogo Rodrigues. A noite termina com o DJ Silva.

A noite seguinte, será dedicada ao folclore, subindo ao palco, partir das 21h30,  o Rancho Folclórico São João de Casal Comba, o GEDEPA (Grupo Etnográfico de Defesa do Património e Ambiente da Pampilhosa), Grupo Folclórico e Etnográfico da Vimieira, Rancho Regional da Pampilhosa do Botão e o Rancho Folclórico de Ventosa do Bairro. Segue-se o DJ Mister Mix.

Na quinta-feira, 13 de junho, e tirando partido da tradição existente no concelho, as quatro escolas que desfilam no Carnaval Luso-Brasileiro da Bairrada – Amigos da Tijuca, Batuque, Real Imperatriz e Sócios da Mangueira – farão um corso pelo recinto, seguido de actuação em palco. À meia-noite, sobe ao palco o DJ mealhadense Ruben Pereira.

No palco Bongás, durante os dez dias, haverá concertos de Duo de Dois (dia 7, pelas 19 horas); dos alunos dos quinto e sexto anos Coro Infanto-Juvenil da EB2 Mealhada, Incantus e solistas da Oficina de Música da EB2 da Mealhada (dia 8, a partir das 18 horas); de Francisco Saldanha e coro da Oficina de Música da EB2 da Mealhada (dia 9, a partir das 17h 30m); do Grupo Coral Magister e Grupo de Cantares da Associação de Aposentados da Bairrada (dia 10, a partir das 18 horas); de Best Oldies (dia 11, às 19 horas); de solistas da oficina de música da EB2 da Mealhada e Miguel Silva (dia 12, a partir das 19 horas); de Francisco Saldanha (dia 13, às 19 horas); de Samba África (dia 14, às 19 horas); de Cláudio da Paula, Grupo de Cavaquinhos da Vimieira e alunos do quinto e sexto anos do coro infanto-juvenil da EB2 Mealhada (dia 15, a partir das 16h 30m); e da Escola de Música da Mealhada, Tuna da Universidade Sénior da CADES  (Cooperação Artística, Desportiva, Educativa e Social) e “Dance With Heart” by Atlético Clube do Luso (dia 16, a partir das 17 horas).

 

Desporto não é esquecido no evento

A FESTAME aposta também na vertente desportiva com a realização de algumas provas, nomeadamente, nas modalidades de atletismo, cicloturismo e ténis.

Assim, a 10 de junho, pelas 10 horas, o recinto do certame dá o arranque para mais uma edição da prova de atletismo “3 Milhas da Mealhada”, uma corrida de estrada com a distância de cerca de 4,8Km, com classificação e cronometragem, destinada a atletas federados e não federados, depois de devidamente inscritos.

A 15 de junho, com início às 8h 30m, nas Piscinas da Mealhada, começa um passeio de cicloturismo “Pelo Concelho em Duas Rodas”, num percurso  de 45km e dificuldade média. Podem participar todas as pessoas com mais de dezasseis anos. As inscrições são gratuitas.

Em ambas as provas, as inscrições podem ser feitas em https://runmanager.net/Home.

Haverá ainda um Torneio de Ténis – Festame 2019, de 8 a 16 de junho, numa organização do Município da Mealhada com o apoio do Luso Ténis Clube.

 

Texto de Mónica Sofia Lopes

Fotografia com Direitos Reservados