O Município de Mealhada procura sensibilizar as crianças para a adequada gestão de resíduos urbanos e para a reciclagem através de uma peça de teatro que, durante este mês, percorrer os vários estabelecimentos de ensino.

A poluição causada pela população e pela indústria, nomeadamente a incorreta gestão de resíduos, acarretam graves consequências na fauna e flora. A adoção de comportamentos mais amigos do ambiente é urgente. Estas são algumas das mensagens que os atores da companhia Mandrágora procuram transmitir às crianças, com a peça de marionetas que está a ser apresentada nas escolas.

Estas são algumas das mensagens que as atores da companhia Mandrágora procuram transmitir às crianças com a peça de marionetas que está a ser apresentada nas escolas.

A iniciativa do Município, intitulada “Glocal” de “Pensar Global, Agir Local”, desenvolve-se no âmbito do POSEUR-11-2017-2 (realização de ações de educação e sensibilização com vista à valorização de resíduos urbanos). Procura reforçar esforços de educação e sensibilização junto dos stakeholders locais para a importância de uma correta gestão de resíduos, tendo em conta que o incumprimento das boas práticas de gestão de resíduos, seja por parte da população, produtores de resíduos, ou outras partes interessadas, prejudica de forma grave os esforços levados a cabo pelo município em prol de um concelho mais ecológico, com elevadas taxas de valorização de resíduos.

Esta peça de teatro (marionetas) é sobre a gestão e valorização de resíduos urbanos, tendo como foco os primeiros patamares da pirâmide de gestão de resíduos urbanos, promovendo a prevenção e redução da produção, a preparação para a reutilização e reciclagem.

O público-alvo são os jovens em idade escolar, bem como educadores e encarregados de educação, setor empresarial, entidades públicas, entidades gestoras de resíduos e restantes partes interessadas.

 

Fonte: Município da Mealhada