No dia 29 de maio, a Altice Portugal participa no CASCADE’19, um inédito exercício europeu de proteção civil que decorre em Portugal entre os dias 28 de maio e 1 de junho. No edifício sede da Altice Portugal, única empresa de telecomunicações participante e promotora desta iniciativa, vão existir um conjunto de ações que visam a simulação de três cenários com movimentação real de meios de proteção e socorro.

A Altice Portugal operacionaliza a realização interna e externa de três exercícios que visam simular distintos cenários para testar o seu Plano de Emergência Interno e Contingencial: o primeiro, em cenário de sismo, seguido de incêndio, o segundo, e em consequência do sismo, em cenário de derramamento de ácido e o terceiro, em cenário de evacuação de uma sala de supervisão de redes de comunicação.

Recorde-se que a Altice Portugal é há muito um parceiro exclusivo da proteção civil nacional na área das telecomunicações, nomeadamente, na implementação da rede básica de comunicações de emergência nacionais, tendo sido a protagonista do modelo de redundância em funcionamento, cujo seu desempenho foi publicamente enaltecido no verão passado e que se encontra assente na estação de satélites de Alfouvar, em Sintra, bem como protagonista do sistema de alertas de sms em 2018, estando ainda a aguardar a decisão de implementação do novo modelo anunciado para estes próximos meses.

A associação da Altice Portugal a esta iniciativa demonstra, uma vez mais, o papel preponderante que a empresa tem junto dos Portugueses, assim como a sua atuação ímpar na sociedade. Estes exercícios visam testar o Plano Nacional de Emergência, os Planos Municipais dos Concelhos envolvidos e os demais planos de Emergência das Empresas, com os procedimentos associados à integração de meios e equipas internacionais, a integração de diferentes valências, integração de novas tecnologias e a resposta conjunta nacional de uma operação complexa.

O CASCADE’19 é organizado e supervisionado pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, em colaboração com a Direção-Geral da Autoridade Marítima e em parceria com a Altice Portugal.

 

Fonte: Altice

Imagem: twitter.com/CASCADE_2019