Alcides Ferreira, de 35 anos, residente na Mealhada e muito ligado ao “mundo” do samba, vai estrear o seu canal de youtube – https://www.youtube.com/user/junior2318 – a 2 de março. Antes disso, a 28 de fevereiro – dar-se-á uma antestreia.

Com um estúdio montado em casa será a partir daí que, semanalmente, quatro vídeos, de pouco mais de um minuto cada, serão publicados. Um canal dedicado ao samba e a tudo o que a ele se relaciona, desde eventos, “mini-workshops”, dicas de passos, posicionamento de mãos e de pés, etc. O canal terá ainda convidados e o mentor do canal avança que “Joana F.”, Joana Fernandes, que ficou conhecida pela sua participação na última edição do “Secret Story”, será uma das primeiras.

Alcides Ferreira participa no Carnaval da Mealhada desde 2001. Foi na Real Imperatriz que começou. “Recordo-me de me terem convidado, numa sexta à tarde, para participar num evento da escola à noite. Nesse dia quando subi ao palco da Tenda e vi aquele mar de gente, pensei: ‘É isto que eu quero para mim!’”, confessou o artista ao «Bairrada Informação».

Depois da escola de Casal Comba, o jovem esteve, alguns anos, na Juventude de Paquetá, escola de samba já extinta, e, há nove anos, que está no Batuque, primeiro como elemento da comissão de frente, depois como mestre-sala, cargo que ocupa atualmente. De há um ano para cá é também o coordenador de passistas da escola (ver vídeo abaixo).

Em 2019, Alcides Ferreira está nomeado, num lote de quatro, para o Globo do Samba na categoria de melhor “Mestre-Sala”.

 

Mónica Sofia Lopes

 

https://www.facebook.com/alcides.ferreira.92/videos/10218811200570338/?t=2