A apresentação do livro “O cinema no entroncamento do progresso: o T.G.I.R. da Pampilhosa” acontece hoje, sexta-feira, dia 22 de fevereiro, pelas 18h 30m, na Pampilhosa.

Joaquim Carvalhão Santos apresenta o seu novo trabalho, que resulta de uma investigação original sobre a história do Teatro Grémio de Instrução e Recreio, a centenária sala de espetáculos da Pampilhosa, que serviu a comunidade das mais variadas formas. A apresentação, que decorrerá no restaurante Pedagógico “A prova dos Novos”, no Jardim da Pampilhosa, estará a cargo do Professor Doutro Luís Reis Torgal, especialista em história contemporânea.

“Embora incida na temática da exibição cinematográfica, o livro não esquece a forma mais ampla como o T.G.I.R. serviu a comunidade local e regional, mediante múltiplos usos e, naturalmente, antes de mais, como teatro. Reveste-se, assim, de particular pertinência quando esta sala de espetáculos está em fase final de restauro, prestes a iniciar um novo ciclo de vida”, lê-se na agenda municipal da Mealhada, que acrescenta que “num sentido de interesse mais geral, esta obra pretende ser um contributo relevante para a história do espetáculo cinematográfico em Portugal”.

 

Imagem: https://cinemapampilhosa.blogs.sapo.pt/