Inserido no Espaço de Inovação Mealhada, o Gabinete de Apoio ao Investidor surge com o objetivo de criar uma estrutura capaz de implementar ações de apoio à captação de investimentos, empresas e empreendedores, de criar dinâmicas promotoras de inovação e de proporcionar sinergias entre diferentes instituições e agentes regionais.

O Gabinete de Apoio ao Investidor permite, por um lado, estruturar as estratégias de desenvolvimento económico e empresarial do município, prestando, nomeadamente, um serviço informativo, de assistência técnica, acompanhamento e aconselhamento a munícipes, investidores e empresários e por outro assegurar uma variedade de serviços ao investimento e financiamento que possa apoiar nas decisões pré-investimento, implementação e acompanhamento pós-investimento.

«O concelho da Mealhada beneficia de uma localização estratégica favorável, que resulta da proximidade de Coimbra, das principais vias de comunicação nacionais e de confluência entre três distritos, de um conjunto de infraestruturas logísticas e industriais que constituem condições favoráveis para alavancar a captação e a dinamização de investimentos e projetos empresariais», sublinha Rui Marqueiro, presidente da Câmara Municipal da Mealhada, que acrescenta que é preciso «criar uma estrutura que seja capaz de implementar ações de apoio à captação de investimentos, empresas e empreendedores, de criar dinâmicas promotoras de inovação e de proporcionar sinergias entre diferentes instituições e agentes regionais».

Para além do apoio prestado até agora pelo Município na fase nascente de novos projetos empresariais, o Gabinete de Apoio ao Investidor procurará não só contribuir para a criação de novas empresas, como também promover a inovação e prestar apoio na consolidação de empresas já existentes, proporcionando-lhes o ambiente e as condições apropriadas para o seu funcionamento e desenvolvimento, nomeadamente serviços especializados, orientação e auxílio na procura de apoios financeiros, espaços, infraestruturas e outros serviços de suporte.

A apresentação pública do Gabinete de Apoio ao Investidor está marcada para o próximo dia 28 de fevereiro, no Espaço Inovação da Mealhada, às 10h 30m. O encontro conta com a presença de Nuno Canilho, vereador da Câmara Municipal da Mealhada responsável pelo Espaço Inovação Mealhada, Jorge Figueira, Chefe da Divisão de Inovação e Transferências do Saber da Universidade de Coimbra e Daniel Silva, Gestor de Ciência e Tecnologia na Divisão de Inovação e Transferências do Saber da Universidade de Coimbra.

 

INOV C 2020 apoia projetos inovadores em Portugal

Do consórcio INOV C 2020, liderado pela Universidade de Coimbra, fazem parte dez parceiros nucleares: o Instituto Politécnico de Coimbra, o Instituto Politécnico de Leiria, o Instituto Politécnico de Tomar, o Instituto Pedro Nunes, o ITeCons, o SerQ, a ABAP, a Obitec e o TagusValley

O INOV C 2020 é um projeto cofinanciado pelo Centro 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), com um prazo de execução compreendido entre 18 de abril de 2017 e 17 de abril de 2019. Os parceiros executarão um investimento total de 1.627.614 euros, sendo o montante de 1.383.472€ financiado pelo FEDER.

O objetivo do projeto INOV C 2020 é consolidar a Região Centro enquanto referência nacional na criação de produtos e serviços resultantes de atividades de Investigação & Desenvolvimento. A consolidação do Ecossistema de Inovação, através da incorporação de uma oferta ampla de recursos, infraestruturas e respostas a desafios específicos, faz também parte da sua missão. O INOV C 2020 segue-se ao Programa Estratégico INOV C, executado entre 2010 e 2015.