O Município da Mealhada conquistou um 1.º prémio com o projeto “Rota pela Floresta”, que, de março a junho deste ano, procurou sensibilizar as crianças para a importância das florestas. Para além deste, voltou, uma vez mais, a receber a Bandeira Eco-XXI, que distingue as boas práticas ambientais dos municípios.

O desafio da “Rota pela Floresta” foi lançado pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) aos municípios Eco-XXl. Numa rota que centrou atenções na preservação da floresta, cada uma das Eco-escolas recebeu o testemunho da Rota – uma pá, um pergaminho de registo de mensagens e compromissos e a bandeira idealizada pela ABAE-, comprometendo-se e levando à prática ações de preservação da floresta, envolvendo toda a comunidade: plantação de árvores, iniciativas de limpeza, elaboração de cartazes, distribuição de folhetos, entre outras. Veja um desses exemplos num trabalho feito pelo Bairrada Informação, em maio passado: https://www.bairradainformacao.pt/2018/05/14/criancas-na-mealhada-sensibilizaram-peregrinos-para-nao-deitarem-lixo-para-o-chao/

Nesta Rota pela Floresta, que teve início no Centro de Interpretação Ambiental da Mealhada, foram envolvidas não só as escolas como pessoas individuais e coletivas, bem como instituições como a Guarda Nacional Republicana ou as corporações de bombeiros. Este nível de empenho e envolvimento valeu a atribuição do 1.º prémio ao Município da Mealhada, esta tarde, aquando da entrega da Bandeira Eco-XXI, galardão que distingue os municípios com boas práticas ambientais.

 

Fonte: Município da Mealhada