É uma estreia e aproxima-se a passos largos a primeira edição da “Bairrada no Porto”. A Comissão Vitivinícola da Bairrada (CVB) desafiou produtores da região demarcada a levarem os seus espumantes e vinhos à cidade Invicta, para apresentarem grandes referências vínicas, mas também rótulos mais recentes. O evento tem lugar no dia 18 de novembro de 2018, das 15h às 20 horas, no majestoso Palácio do Freixo, localizado à beira do rio Douro, no Porto.

Uma excelente oportunidade para experimentar e assim eleger as melhores opções, de vinhos para o Natal e de espumantes para a Passagem de Ano. A Associação Rota da Bairrada vai ter um espaço no “Bairrada no Porto”, onde congregará a venda dos néctares dos vários produtores presentes, que são cerca de vinte.

Para complementar esta mostra, estão agendadas duas Provas Comentadas, uma de espumantes, às 16h 30m, e outra de vinhos tintos, às 18h 30m. A excelência dos néctares bairradinos sob a batuta dos jornalistas e críticos de vinhos Luís Costa e Alexandre Lalas (*). Também gratuitas, pedem inscrição no local, 30 minutos antes de terem início.

Uma vez que o espumante e o vinho bairradinos “pedem” comida, nada melhor do que complementar a oferta com uma mostra da cozinha da região. O restaurante Rei dos Leitões está responsável pela missão de alimentar o estômago (e o âmago) de todos, com sandes, rissóis e empadas de leitão, como não podia deixar de ser. Os doces regionais também vão fazer furor nesta “Bairrada no Porto”.

As portas do evento estão abertas a todos os que o queiram visitar. Tratando-se de um evento vínico, implica a compra de copo de prova, da Riedel, com o valor de quatro euros. O ‘Bairrada no Porto’ é organizado pela Comissão Vitivinícola da Bairrada, conta com a produção Essência do Vinho e é cofinanciado pelo Centro2020.

A Bairrada tem vindo a ser, desde 2013, palco de um grande evento de vinhos e sabores na região: o Encontro com o Vinho e Sabores Bairrada. Este repetiu-se em 2014, 2015 e 2016. A edição de 2017 assumiu, por sua vez, o nome de “Bairrada Vinhos & Sabores”, mas a essência deste acontecimento permaneceu intacta. Este ano – 2018 –, a CVB decidiu que este evento passaria a ser bienal. No ano em que não se realiza na Bairrada, a CVB propõe-se a mostrar a Bairrada em Lisboa (evento decorrido a 18 de Junho de 2018) e a Bairrada no Porto: o primeiro, um evento mais direccionado para profissionais, enquanto que o segundo é destinado ao grande público.

 

(*) Sobre Luís Costa e Alexandre Lalas:

Luís Costa é jornalista profissional há 33 anos e subdirector da RTP Internacional. Na área dos vinhos, foi fundador, editor e colunista da revista Wine – A Essência do Vinho. Actualmente, é redatcor e membro do painel de provas da Revista de Vinhos. Foi de sua autoria o primeiro programa de vinhos da televisão portuguesa, “A Hora de Baco”, que coordenou entre 2004 e 2008.

Alexandre Lalas é um dos mais respeitados profissionais brasileiros a avaliar e escrever sobre vinhos no Brasil e um profundo conhecedor dos vinhos portugueses e de Portugal. A partir da cidade do Rio de Janeiro, exerce funções de assessoria de comunicação e é um dos seus principais formadores, oradores e jurados não só no Brasil como noutros países. É colaborador da Essência do Vinho e jornalista e críticos de vinhos da Revista de Vinhos.

 

Fonte: Bairrada “No Sentido dos Sentidos”

Imagem da Aliança Underground Museum com Direitos Reservados