Todos os anos o Caramulo Motorfestival arrasta mais de 30 mil pessoas, durante três dias, até à Serra do Caramulo, para verem ou participarem naquele que é o maior festival motorizado em Portugal.

O evento conta com provas, passeios, exposições, mercado e demonstrações, além de cerca de 40 eventos em simultâneo. Em baixo, apresentamos os números da edição de 2018, a maior de sempre, que ilustram bem a dimensão da equipa e logística necessária para levantar cada Caramulo Motorfestival.

0 – Acidentes durante a Rampa Histórica do Caramulo

1:27.284 minutos – Tempo da subida mais rápida da Rampa Histórica do Caramulo, realizada por Joaquim Rino no seu BRC 05 Evo

1,8 segundos – Tempo que o Citroën DS3 do piloto Mário Barbosa demora a ir dos 0 aos 100 Km/h

2,8 Km – Extensão do traçado da Rampa Histórica do Caramulo

3 – Militares da GNR com fardas, bicicletas e ciclomotor dos anos 50 que marcaram presença no Caramulo Motorfestival

4 – Parques de Assistência para as várias equipas que subiram a Rampa Histórica do Caramulo em competição ou demonstração

7 – Câmeras envolvidas na transmissão do Caramulo Motorfestival em directo, incluindo um drone

6 – Equipas femininas na Rampa Histórica do Caramulo

6 metros – Altura do pórtico da partida para a Rampa Histórica do Caramulo

8 – Simuladores de jogos e experiências de Realidade Virtual presentes no Gaming Center

8 toneladas – Peso do Autocar M3 Half Track (1943), o veículo blindado da Segunda Guerra Mundial que participou na concentração Jeep Attack!

11 – Nacionalidades presentes na Rampa Histórica do Caramulo

15 – Modelos presentes na exposição “Porsche: 70 anos de evolução” no Museu do Caramulo

16 – Pilotos convidados no Caramulo Motorfestival, entre eles Valentino Balboni, Cyril Neveu, Pedro Lamy ou André Villas-Boas

29 – Ferraris presentes no Passeio Maranello Legacy

50 Km – Raio à volta do Caramulo até onde esgotou toda a capacidade hoteleira

51 – Semanas até à próxima edição do Caramulo Motorfestival (6-8 Set 2019)

53 horas – Tempo que o ilustrador Ruben Pedro demorou para desenhar o mapa do evento a 3D

58 – Inscritos na Rampa Histórica do Caramulo

54 – Jornalistas nacionais e internacionais credenciados para cobrir o evento

70 anos – Diferença entre o piloto mais novo (de 11 anos) e o piloto mais velho (de 81 anos) a subiram a rampa de moto

119 anos – Idade do automóvel mais antigo em exposição no Museu do Caramulo, o Peugeot de 1899

154 – Pessoas que contribuíram, via Crowdfunding, para o restauro do Messerschmitt KR200 “Messi” de 1958 do Museu do Caramulo, estreado agora na Rampa Histórica do Caramulo

233 – Pessoas presentes no jantar do evento no Claustro do Museu do Caramulo, quatro vezes mais do que em 2017

350 Km/h – Velocidade máxima do Lamborghini Aventador S com que Valentino Balboni subiu a Rampa Histórica do Caramulo

531 – Pessoas envolvidas na organização do evento, entre membros da organização, voluntários, comissários, observadores, participantes, pilotos, mecânicos, expositores, equipa de filmagens, efectivos da GNR, INEM e Bombeiros

940 CV – Potência do Monster Truck da Volvo Racing Truck que subiu a rampa em demonstração

1.104 – Automóveis, motociclos e velocípedes, inseridos nas diversas actividades do Caramulo Motorfestival, o maior número de sempre

1.242 – Peças presentes na exposição “The Power of the Force: Brinquedos e Cartazes da Guerra das Estrelas (1977-84)” no Museu do Caramulo

1934 – Ano do Buick, o automóvel mais antigo a visitar o Caramulo Motorfestival e vencedor do Prémio Jacques Touzet, apoiado pelos relógios Roamer

2.414 Km/h – Velocidade máxima dos caças F-16 da Força Aérea que rasgaram os céus do Caramulo

2.468 – Entradas no Museu do Caramulo durante o evento, o número mais alto de sempre

35.000 – Número de visitantes durante os 3 dias do evento, o maior número de sempre

€20.081.000,00 – Valor total dos 58 automóveis inscritos na Rampa Histórica do Caramulo

O Caramulo Motorfestival é organizado pelo Museu do Caramulo e pelo Automóvel Club de Portugal e conta com o apoio do Museu do Caramulo, Automóvel Club de Portugal, Bentley, Castrol, Sagres Sem Álcool, Carglass, Martin Miller’s, Strong Charon, Ascendum, Câmara Municipal de Tondela, Turismo do Centro, rádio M80, Jornal dos Clássicos e Banco BPI.

 

Fonte: Caramulo Motorfestival

Fotografia de José Moura