A IV Feira Histórica e Tradicional de Vilarinho do Bairro, no concelho de Anadia, começou ao final da tarde de ontem e prossegue até amanhã, domingo, dia 22 de julho. Hoje, sábado, realizou-se uma “volta à freguesia em cicloturismo”.

Depois do cortejo histórico inaugural, que se realizou na tarde de ontem, a festa só terminou com as marchas populares de Vilarinho do Bairro, Samel e São Lourenço do Bairro e com o designado “esconjuro”, uma “caça às bruxas e arrastamento e condenação de hereges”.

Hoje, a abertura do mercado, exposições e acampamentos nobres, militares e rurais acontece às 11 horas. Segue-se uma animação teatral com o “meirinho (oficial de justiça durante a Idade Média portuguesa)” a proceder a uma visita ao arraial, dando o seu parecer aos produtos mercantis e artesanais.

À hora do almoço, há “comeres e beberes nas Tabernas do Mercado”, cujos sons e musicalidades serão árabes e “com danças orientais”. Pelas 15 horas dá-se a abertura do tiro ao arco e jogos medievais, no parque temático.

Uma hora mais tarde, começa o anúncio de torneio de vassalagem e sua respetiva inscrição por Casas Reais do Burgo. Aqui haverá “captação de soldados junto do povo para as hostes do burgo”. Segue-se o treino e adubamento de novos cavaleiros, reforço da guarda ao burgo perante as movimentações sarracenas.

Pelas 22 horas acontece o “Assalto ao Burgo” onde os sarracenos assaltam o mercado do burgo culminando numa batalha onde participam elementos das associações, bem como alguns voluntários. À meia noite prevê-se que “personagens do demo” invadam o burgo.

Amanhã, domingo, o certame abre às 12 horas, onde haverá “comeres e beberes”, atuação de ranchos folclóricos às 15 horas, seguindo-se grupo de bombos.

À noite, pelas 22 horas, haverá “espetáculo perfomativo com manipulação de fogo”.

Também hoje, sábado, pelas 9 horas, junto à Casa do Povo, foi dado o arranque da “Volta à Freguesia em Cicloturismo”, que passou “por zonas de vinha”. A iniciativa contou com o apoio da Câmara Municipal de Anadia que cedeu trezentas t-shirts com o emblema do Anadia 2020.

 

Texto de Mónica Sofia Lopes

Fotografia Direitos Reservados